[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe é o segundo estado do Nordeste e quarto do Brasil no monitoramento de famílias beneficiárias no programa Bolsa Família. Para receber o benefício do Governo Federal, os pais têm que permitir aos filhos o acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), no crescimento, atualização das vacinas e além disso, as gestantes não podem deixar de fazer o pré-natal corretamente.

“De um total de 198.602 famílias beneficiárias do Bolsa Família, no mínimo 73% tem que estar devidamente acompanhadas pelas equipes do PSF até o próximo dia 31 de julho. Já temos monitoradas 67,24% das famílias, conforme dados atualizados no último dia 25”, disse Márcia Estela Lopes, gestora de saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em Sergipe, as famílias que se encaixam no perfil da saúde, como contrapartida para receber o recurso, são acompanhadas pela equipes do PSF, através dos agentes comunitários de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz parte de um comitê intersetorial também formado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), para acompanhar e apoiar o PSF dos municípios.

Para o secretário Estadual da Saúde, Silvio Santos, as contrapartidas não servem apenas para o beneficiário receber o recurso financeiro. “Essas condições são para que as crianças cresçam saudáveis evitando diversos males com a vacinação em dia, entre outros benefícios. As gestantes têm a possibilidade de ter uma gravidez tranquila e saudável com o acompanhamento constante de profissionais de saúde”, afirma o secretário.

Cuidado

Beneficiária do Bolsa Família, a dona de casa Márcia Rejane, mantém o compromisso de levar o filho mais novo, João Felipe da Conceição, todos os meses, no posto de saúde Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros, para que ele seja pesado e as vacinas atualizadas.

“Os profissionais que atendem meu filho lá no posto são muito atenciosos. Eles nunca deixam de nos atender e também verificam se o menino está se alimentando corretamente, além de vacinar e atualizar o cadastro”, disse a dona de casa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.