[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de três mil cidadãos participaram das atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o projeto ‘Sergipe de Todos’, realizado na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, em Nossa Senhora da Glória. Oficinas de prevenção em DST/AIDS, aferição de pressão arterial e taxa de glicemia, ouvidoria, distribuição de material informativo e orientações sobre saúde bucal e alimentação saudável foram algumas das ações que a Secretaria levou para o município localizado no sertão sergipano.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da SES, Ana Débora Santana, a informação foi o ponto chave do trabalho que a Secretaria realizou nos dois dias do evento. "Orientamos os cidadãos sobre temas importantes ligados diretamente ao estilo de vida que levam. As doenças cardiovasculares, por exemplo, que representam a principal causa de mortalidade entre os sergipanos, foram um dos assuntos abordados. Nutricionistas calcularam o peso ideal das pessoas e destacaram a importância de ter uma alimentação saudável", disse Ana Débora.

Técnicos da SES também orientaram o público sobre saúde bucal. Segundo Rosiane Azevedo, técnica da Atenção Básica, o trabalho despertou nas crianças a autonomia para escovação e a percepção do autocuidado. "A idéia é inserir a cultura de promoção à saúde bucal. Por isso, montamos um espaço convidativo onde as crianças se sentiram estimuladas a aprender mais sobre o tema’, comentou Rosiane, referindo-se ao ‘escovódromo’ instalado num dos estandes da SES. Nele, as crianças aprenderam na prática os cuidados que devem ter com os dentes.

"Os pais também gostaram da iniciativa e se envolveram na atividade. O mesmo aconteceu com alguns professores, enquanto acompanhavam os alunos na visita aos estandes do ‘Sergipe de Todos’. Eles demonstraram interesse em aprender mais para se tornarem multiplicadores deste conhecimento nas escolas", acrescentou Rosiane, destacando a parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para viabilizar a atividade.

Diversidade

Outro estande da Secretaria de Saúde bastante visitado foi o que abrigou as oficinas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. O médico Almir Santana, técnico responsável pelo programa estadual, esclareceu dúvidas do público sobre o tema. Também foram distribuídos material informativo e preservativos masculinos e femininos. O espaço também contou com diversos banners que alertavam para o uso da camisinha.

"Uma característica importante do evento foi a diversidade do público que o Governo conseguiu reunir. Adolescentes, adultos, idosos, homens e mulheres participaram das oficinas", afirmou Almir Santana, acrescentando que os cidadãos do interior nem sempre têm o devido acesso a essas informações. "Os municípios, principalmente os menores, onde existe um público mais vulnerável, precisam intensificar esse trabalho", frisou o médico.

Comunicação

A Ouvidoria da SES, uma das ferramentas mais importantes para ampliar a comunicação entre os gestores e os usuários, também esteve a disposição do público em Nossa Senhora da Glória. De acordo com Taciana Munareto, ouvidora em Saúde do Estado, um dos principais aspectos do trabalho foi o de orientar os usuários do Sistema Único de Saúde.

"As pessoas nos procuraram para tirar dúvidas e pedir orientações de como proceder para ter acesso a serviços que não são realizados no município ou na região. Recebemos todas as manifestações e daremos encaminhamento às demandas de atendimento", afirmou Taciana.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.