[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) reuniu na manhã desta quinta-feira, 31, secretários, presidentes de órgãos e técnicos de todos os escalões do Governo do Estado, além de presidentes de instituições de financiamento e desenvolvimento. O objetivo do encontro foi socializar informações técnicas sobre o Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP), e mobilizar a equipe do governo para garantir o sucesso dessa ação.

A secretária do Planejamento, Lúcia Falcón, fez a abertura do encontro, traçando um histórico de todas as ações do PDTP desde o início da gestão até o momento. Lúcia explicou os princípios e a metodologia que norteiam o PDTP, e conclamou toda a equipe a empenhar-se, "vestir a camisa e compartilhar o sonho" para garantir os resultados.

Para Falcón, o PDTP representa um momento histórico para o desenvolvimento de Sergipe, pois pela primeira vez um governo estadual pensa e executa o planejamento de forma participativa. "O desenvolvimento do Estado será planejado fora dos gabinetes, ouvindo os desejos da população. Quando a sociedade participa, o crescimento ocorre com mais qualidade", disse a secretária.

O secretário das Cidades e do Desenvolvimento Metropolitano, Bosco Costa, destacou a importância de todos os membros da administração estadual participarem ativamente do PDTP para que se promova o desenvolvimento do Estado. Foi ressaltado ainda o envolvimento de todas as instituições de fomento ao desenvolvimento, consultorias, e a Universidade Federal de Sergipe, que assinaram em fevereiro o protocolo de cooperação para o PDTP.

O superintendente de Desenvolvimento da Seplan, Carlos Hermínio Aguiar, e a assessora técnica Ana Cristina Prado transmitiram todas as informações técnicas e metodológicas sobre o PDTP. Segundo Carlos Hermínio, é fundamental que toda a equipe esteja informada e sintonizada com os processos e objetivos do PDTP. "A contribuição institucional, logística e política de todos os órgãos será essencial para o sucesso do Plano", ressaltou.

Conferências

A próxima etapa do PDT serão as Conferências Municipais nas 75 cidades. As primeiras ocorrem no dia 5 de junho nos municípios do Alto Sertão. Todas as conferências do interior serão realizadas até o dia 21 de junho.

Nas cidades da Grande Aracaju, as conferências acontecem no dia 3 de julho, com exceção da capital, que terá sua conferência no dia 21 do mesmo mês. As conferências territoriais serão realizadas de 4 a 28 de julho, e no dia 18 de agosto todas as comissões se reúnem para a Conferência Estadual do PDTP, em Aracaju.

Plano Plurianual

O secretário adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, frisou a importância de todas as conferências serem realizadas até julho nas cidades e nos territórios, já que as demandas levantadas serão incluídas no projeto de lei do Plano Plurianual (PPA), que defini todos os investimentos estaduais de 2008 a 2011 e deverá ser encaminhado à Assembléia Legislativa até o final de agosto.

O grande diferencial desse PPA, segundo Rebouças, é que terá muito mais legitimidade que uma lei normalmente elaborada às pressas por exigência legal. "Dessa vez encaminharemos um PPA legítimo e consistente, baseado nos anseios da população sergipana", concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.