[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) iniciou a construção de um protocolo de intenções com o Banco do Brasil para implementar o Projeto Nordeste em Sergipe. A parceria deverá ser oficializada em dezembro, quando o documento será assinado pelo governador Marcelo Déda e pela presidência do Banco.

O projeto do Banco do Brasil, que integra ações de desenvolvimento regional sustentável para o Nordeste, foi apresentado nesta terça-feira, 30 de outubro, pelo superintendente do banco em Sergipe, Everton Teixeira, a técnicos de diversas secretarias e órgãos do Estado, no auditório da Secretaria da Agricultura.

No encontro, os técnicos também apresentaram prioridades pleiteadas pela população, como implantação de escolas profissionalizantes, uma maior inclusão de portadores de deficiência no ensino regular no interior do Estado, além da construção de hospitais e a ampliação no número dos postos de saúde.

De acordo com a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, o Banco do Brasil poderá ter uma participação importante na consultoria para o mercado de exportação. "Sergipe tem direito de instalar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), mas o prazo dado pela nova lei do PPS expira em julho de 2008. Temos muito pouco tempo para implantar toda estrutura necessária", disse.

Falcón informou que Sergipe conseguiu aprovar uma emenda no orçamento da União para que recursos federais sejam alocados na criação de uma infra-estrutura para a ZPE no Estado. Segundo ela, cada investidor, fábrica e unidade de processamento que se instale em Sergipe deverá financiar sua própria implantação, mas o Estado precisa estar com o distrito industrial e o terminal de logística prontos, medidas que fazem parte da própria ampliação do porto de Sergipe.

"Uma parceria com o Banco do Brasil dentro desse contexto é de fundamental importância, pois a instituição tem toda uma experiência na área de importações para nos apoiar", enfatizou a secretária.

As demandas apresentadas serão encaminhadas ao Banco do Brasil para análise. O superintendente Everton Teixeira ressaltou a importância de aproveitar melhor os recursos orçamentários do Banco do Brasil reservados para Sergipe, contribuindo para seu crescimento sustentável. "Estamos fazendo uma convergência do nosso plano de negócios com o PPA do Governo do Estado. Dessa forma, trabalharemos em sintonia com os projetos prioritários do governo na área de desenvolvimento econômico e social", concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.