[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até amanhã, 3, gestores, professores e técnicos das secretarias Municipal e Estadual da Educação estarão reunidos no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh), no bairro Siqueira Campos, para a realização do Curso de Formação de Educadores, promovido pela Semed, em parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Iniciado nesta manhã, o evento tem como objetivo implementar projetos sócio-educativos e ambientais nas escolas situadas nas áreas de abrangência da FCA, que atua em 15 municípios brasileiros. Participam deste encontro os representantes das 11 escolas da rede municipal que estão localizadas nas proximidades da linha férrea.

Em meio a debates sobre a segurança nas vias ferroviárias e a respectiva utilidade desse meio de transporte, as coordenadoras pedagógicas contratadas pela FCA, Mônica Maldonado e Carla Maria, instruíram os participantes quanto a devida construção de projetos educativos. Tais projetos deverão estar fundamentados no “Programa Cidadania nos Trilhos”, idealizado pela FCA, a fim de tornar pública a abordagem da História da Ferrovia no Brasil, dentre outros aspectos.

“Através do programa utilizaremos os conceitos de cidadania para a conscientização dos estudantes. O trem passará a ser visto como um importante recurso mobilizador da economia e da conservação ambiental, antes de ser definido como um risco ao bem-estar da sociedade”, declarou Carla Maria.

Cada projeto deverá abordar um tema relacionado a problemática ambiental presente na comunidade. Ao serem concluídos, a equipe técnica da FCA manterá nas escolas um trabalho de fiscalização para garantir o pleno funcionamento das ações, oferecendo, para este fim, todo o suporte técnico e o material didático necessário às escolas.

“A parceria trouxe amplos benefícios às escolas municipais, pois abraça uma sensibilização coletiva e um alto grau de conhecimento relacionado a Ferrovia Centro-Atlântica, a maior do Brasil. Com o desenvolvimento dos projetos, as vantagens tendem a ser notórias, pois todo o corpo escolar atuará como verdadeiro agente conscientizador”, conclui a coordenadora de projetos pedagógicos da Semed, Fátima Maynard.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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