[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está realizando a segunda etapa do Curso de Formação Básica para Educadores Sociais de Rua, que acontece até a próxima quarta-feira, 23, no auditório do Hotel Rekinte, na Praia da Atalaia. Trata-se do II Módulo do Curso, que tem como público alvo educadores sociais que atuam no Projeto Criança Cidadã e na Casa de Passagem, uma unidade mantida pela Prefeitura de Aracaju por meio da Semasc para atender jovens que estão em situação de rua na capital.

A assistente social Rosária Rabêlo, secretária da Assistência Social e Cidadania, participou da abertura dos trabalhos deste II Módulo para dar boas vindas aos educadores e incentivá-los a fazer bom proveito dos ensinamentos transmitidos pelo facilitador do curso, o educador social Robson Anselmo.

O curso tem como objetivo principal trabalhar a melhoria de todo processo de formação dos educadores, na perspectiva de que eles possam refletir sobre as suas práticas pedagógicas e metodológicas. Outro objetivo é capacitar e possibilitar a esses profissionais o embasamento necessário para desenvolver trabalhos mais eficientes, como também estimulá-los a exercer as suas atividades com eficiência.

Neste II Módulo, os participantes discutem as práticas educativas, como eles devem atuar e como realizar os trabalhos educacionais, analisando o perfil do público que eles assistem, traçando um histórico para que possam identificar as problemáticas e construir alternativas que possam dar oportunidade iguais a este segmento populacional atendido pela Semasc.

Para Robson Anselmo, instrutor do curso, capacitar e qualificar esses profissionais é muito importante para a sociedade. “A Prefeitura Municipal de Aracaju demonstra preocupação em cuidar melhor das pessoas de sua cidade”, afirma.

Para os participantes do curso, essa iniciativa é muito importante por permitir aos educadores uma reciclagem. Eles consideram que este também é um momento de interação com outros colegas, um encontro no qual eles trocam idéias e experiências, ampliando os conhecimentos.
Segundo o educador social Marcílio dos Santos, do Projeto Criança Cidadã, essa iniciativa da Semasc melhora as atividades exercidas pelos educadores. “Através deste curso, me sinto mais qualificado para atender às necessidades que são impostas pelo público que lido, que são crianças e adolescentes”, diz. Já para Edilberto Sousa, educador social da Casa de Passagem, o curso está lhe dando embasamento tanto teórico quanto emocional, para lidar com pessoas tão diferentes. “Estou refletindo as minhas práticas pedagógicas e tendo oportunidade de aprimorar essa prática, trazendo a minha metodologia para o eixo”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.