[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem realizando o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do primeiro, segundo e terceiro Distritos de Aracaju.

Foram 117 inscritos nos três distritos. Na segunda-feira, 26, foi aplicada para os candidatos uma prova objetiva, elaborada e corrigida pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SE. O conteúdo da prova foi direcionado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os classificados nessa avaliação foram submetidos à entrevista e ao teste
psicotécnico, na terça-feira, 27, e na quarta, 28, respectivamente, aplicados pela Comissão Eleitoral, formada por membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ou por pessoas de reconhecida habilidade na área técnica. Duas psicólogas estão participando
dessa comissão.

“O Conselho Tutelar é uma exigência do ECA. A importância dos Conselhos é a participação direta da sociedade, através dos responsáveis legais, para tratar juntamente com os órgãos competentes os direitos da criança e do adolescente”, comenta a presidente do CMDCA, Glícia Salmeron.

A etapa final deste processo é a eleição dos candidatos no dia 22 de maio, que serão escolhidos diretamente pela comunidade dos bairros que correspondem à área de atuação de cada Conselho Tutelar, para um mandato de três anos, com apenas uma possibilidade de recondução.

Entre os requisitos para se candidatar a conselheiro Tutelar, é exigida a escolaridade mínima de nível médio completo. “O processo é muito rigoroso, mas isso é porque eles realmente estão preocupados em eleger pessoas realmente capacitadas para o cargo de conselheiro Tutelar. Eu estou esperançosa e torcendo para que dê tudo certo”, afirma a assistente social Jaqueline de Cerqueira Freitas de Lima, uma das candidatas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.