[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Esta sexta-feira foi um dia especial para crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (Semasc) por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os jovens tiveram a oportunidade de sair da sala de aula para participar de uma manhã inteira de lazer, de contato com o meio ambiente e de integração. Eles participaram de atividades lúdicas na Praia de Atalaia.

“É muito bom passear, brincar, se divertir, conhecer um lugar diferente”, comenta, animadamente, Liliane Santana, de 12 anos. “Gostei muito daqui porque é muito bom sair de casa, ver coisas diferentes. Gostei tanto do balanço, da escorregadeira e do roda-roda”, completa Alessandra Santana, de 13 anos, que, junto com a prima Liliane, festeja a oportunidade que a Semasc lhes proporcionou dentro da proposta de resgatar a infância de crianças que antes trabalhavam como adultos e que, por este motivo, perderam parte da infância.

A psicóloga e educadora social Déborah Cavalcante, que acompanhou os jovens durante o passeio, revela que na Praia eles puderam se divertir no parque. Ela destaca que, para este passeio, foram escolhidos os 35 jovens que têm os melhores índices de participação nas atividades do Programa, elevada taxa de freqüência tanto na escola quanto na jornada ampliada do Peti, e possuem bom comportamento. “Este passeio é uma recompensa que visa estimular os alunos e também fazer com que valorizem seus esforços”, revela a educadora.

“É um prazer enorme ser escolhido entre vários alunos que tem no Peti. Vir aqui ver um lugar diferente é sempre bom, mesmo já tendo ido em vários lugares”, revela Paulo Roberto de Oliveira Santos, de 11 anos. “É bom conhecer mais coisas. Gostei de ver os karts, os carrinhos, é muito bom sair da sala de aula. Eu achei maravilhoso esse dia diferente”, destaca Felipe Pereira Perrucho de Oliveira, de 12 anos, que, pela primeira vez, conheceu a orla de Aracaju.

A psicóloga e educadora social revela ainda que o lazer é importante para crianças e adolescentes. “A importância do lazer é grande, pois além do direito ao lazer estar previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), contribui para uma melhor qualidade de vida, pois a diversão faz parte de uma boa saúde”, destaca Déborah.

A comprovação da importância do lazer estava estampada nos sorrisos felizes da garotada. “Gostei muito de vir aqui. Achei maravilhoso. Não é todo dia que temos esta oportunidade de passear, por isto gosto tanto de ter um lazer, brincar e aqui quem não quiser correr ainda pode trazer um livro e ficar lendo como eu”, destacou Ana Paula da Silva, 14 anos. “Gostei de tudo, principalmente do balanço, porque me sinto como se estivesse voando bem alto”, revela Daniela Santos, de 11 anos.

Mas o passeio não é só lazer. Nestes momentos, as crianças e os adolescentes também aprendem que é importante preservar o patrimônio público. “A tia explicou para a gente que, se não cuidarmos do parquinho, ele estraga e aí não vamos poder brincar nele”, comenta Alison Santana, de 10 anos, demonstrando que aprendeu bem a lição. “Gostei muito de vir aqui para brincar e se divertir, olhar muitas coisas. Vou chegar lá no Peti e contar tudo para aqueles que não puderam vir. E aí eles vão se comportar e vir também na próxima vez”, observa Alison.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.