[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Programa Jovem Aprendiz, está transformando a vida de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social dando-lhes oportunidades de capacitação para a inserção no mercado de trabalho. As ações nesta perspectiva são desenvolvidas por meio de cursos de profissionalização dirigidos a jovens egressos do Programa Agente Jovem, executado pela Semasc para atender adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Com a finalidade de ampliar suas ações, a Semasc iniciou neste ano o Curso Livre de Monitoria com o objetivo de formar arte-educadores, uma ação concreta da Prefeitura de Aracaju para viabilizar o acesso de jovens no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz, Valéria Feitosa, o curso é voltado para jovens adultos que concluíram o Programa Agente Jovem, também executado em Aracaju pela Semasc e promove a cidadania por meio da arte-educação na perspectiva de transformá-los em agentes multiplicadores de cidadania. “Diante das descobertas de alguns talentos no Agente Jovem, sentiu-se a necessidade de criar este Curso Livre de Monitoria para formar arte-educadores, com o objetivo de formar e inserir estes jovens como arte-educadores dentro dos programas sociais”, revela Feitosa.

O Curso desempenha papel importante no processo de cidadania desses jovens. “A importância deste curso é que com ele damos a estes jovens a oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho, tornando-os sujeitos autônomos e independentes”, comenta a educadora. Nesta perspectiva, a Semasc oferece três cursos diferentes de monitoria em arte-educação, com metodologia voltada para o teatro, música e dança. Durante o curso de monitoria, que tem duração prevista para um ano, os adolescentes têm acesso a aulas práticas e teóricas na modalidade artística que escolheram e também têm aulas teóricas sobre cidadania, voltada para a Política de Assistência Social com palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e controle social, entre outros temas.

Ainda durante o curso, os jovens da monitoria aprendem, na prática, a função de arte-educadores, que irão executar no futuro, através de atividades que eles desenvolvem com adolescentes que ainda estão no Programa Agente Jovem. O curso oferecido pela Semasc tem despertado a atenção dos adolescentes. Para Patrícia Alves dos Santos, de 18 anos, o Curso de Monitoria é um desafio. “É muito interessante. No início era bem difícil, mas depois fui me acostumando e aprendendo como trabalhar com os adolescentes e assim eu percebi como é estar do outro lado porque antes eu, que era a aluna, agora estou como professora”, orgulha-se Patrícia, que durante uma de suas primeiras experiências práticas do curso auxiliou os adolescentes do Agente Jovem na montagem da peça “Violência no Cotidiano”, apresentada com sucesso em vários momentos na capital sergipana.

Para os 12 jovens, que estão participando do Curso Livre de Monitoria para formar arte-educadores com especialização em teatro, ainda resta um desafio. Em dezembro deste ano, eles terão que passar por uma prova para adquirirem o registro da profissão. Os alunos serão examinados por uma banca composta por membros do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Sergipe (Sated), responsável pela emissão do registro e carteira profissional em teatro.

As aulas têm participação do arte-educador Rivaldino Santos e profissionais especializados convidados pela Semasc para ministrar palestras e treinamentos específicos ao grupo, preparando-o para a prova final. Para Acássia dos Anjos, de 18 anos, que participa do Curso Livre de Monitoria com especialização em Teatro, esta oportunidade representa muito para a sua vida. “No início eu fiquei apreensiva com a idéia de participar do Curso de Monitoria, mas, ao mesmo tempo, eu tinha boas expectativas porque sabia que esta era mais uma oportunidade que a Semasc nos deu para expandir nossos conhecimentos”, conta a jovem.

Assim como Patrícia, Acássia também venceu o desafio de ensinar. “No início era um desafio, mas depois percebi que, embora fosse difícil, percebi que não era impossível e quando olho para trás vejo que tudo o que queríamos conseguimos e que não se consegue nada na vida sem trabalhar muito”, reflete Acássia, que já faz planos para o futuro, na condição de arte-educadora e atriz.

O Curso Livre de Monitoria para forma a primeira turma de arte-educadores no dia 15 de dezembro deste ano. A Semasc já está se preparando para iniciar uma nova turma no ano que vem com a abertura de 25 novas vagas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.