[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Expectativa de acesso ao mercado de trabalho e muitos planos para o futuro. Foi neste clima que os mais novos garçons se despediram da equipe técnica da Prefeitura de Aracaju durante o encerramento de mais um curso profissionalizante promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) a partir do Programa de Inclusão Produtiva.

A Semasc iniciou o curso no último mês de setembro, com duração de 200 horas e aulas ministradas pelo mètre Carlos Alberto Bianchetti e, a partir deste curso, alguns alunos já estão colocando em prática seus conhecimentos prestando serviços temporários. Durante este período, os alunos tiveram acesso ao conteúdo programático em habilidades básicas, específicas e de autogestão, além das aulas de cidadania e práticas. Na tarde de ontem, os alunos receberam o certificado de conclusão de curso emitido pela Semasc em solenidade realizada no Centro de Referência da Assistência Social Jardim Esperança, localizado no Conjunto Inácio Barbosa.

Criado pela Semasc, o Programa de Inclusão Produtiva atende preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família e tem o objetivo de capacitar profissionais, além de oferecer oportunidades para que famílias beneficiárias alcancem autonomia e independência financeira.

A festa de encerramento do Curso de Garçom foi marcada com a exposição de drinques e coquetéis batidos, mexidos e montados. Os alunos não esconderam a felicidade. Nívea Gardênia Bispo dos Santos, 30, dona de casa, revela que está preparada para o mercado de trabalho. “Achei ótimo o Curso. Já trabalhei como garçonete e, com esse curso, adquiri mais experiência no ramo”, comenta. “Para quem gosta de ser garçom, o curso é muito importante. Acredito que estou preparada para o mercado de trabalho, cresci e adquiri novas experiências. Isso faz a diferença no mercado de trabalho. Agradeço a iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Semasc que promoveram esse curso gratuitamente para todos nós. Gostei muito”, afirma animada.

Entusiasmada, Jéssica Pereira Silva, 19, comenta sua satisfação com o certificado de conclusão que recebeu durante a solenidade. “É uma alegria muito grande quando iniciamos um curso e chegamos até o final. O resultado disso é mais uma experiência adquirida para competir no mercado de trabalho. Estou satisfeita com esse apoio que a Semasc concedeu para todos nós. Estamos otimista que logo cedo já estaremos trabalhando na área. Aqui aprendi muitas coisas boas que não sabia que era do perfil do garçom. Essa experiência foi maravilhosa. Adorei participar do curso e espero que apareçam boas oportunidades de trabalho pela frente. Sinto-me bem preparada”, revela.

Da mesma forma enfatiza estudante Joana D´Arc Melo Santos, 19. “Estou muito feliz com a conclusão do curso de garçom oferecido através do Programa de Inclusão Produtiva da Semasc. É uma ótima oportunidade para quem está à procura de uma profissão para se inserir no mercado de trabalho. Procurei esse curso para aperfeiçoar a profissão que escolhi. Minha expectativa é ocupar uma vaga no mercado de trabalho como garçonete. Nunca trabalhei na área, mas acredito que estou preparada para representar bem minha profissão”, diz.

“Este curso é uma boa oportunidade para as pessoas que querem aprender e seguir essa profissão. No ultimo sábado foi minha primeira experiência como garçom, gostei. Minha expectativa é trabalhar como garçom e agradeço a iniciativa da Semasc”, comenta o estudante Francisco dos Santos, 18 anos.

Entusiasmado, Jeverson Ribeiro de Souza, 20, também agradece a iniciativa da Semasc por promover curso gratuito para a comunidade do Jardim Esperança. “Fomos tratados muito bem durante o cronograma do curso. Espero que as portas do mercado de trabalho se abram para todos nós”, ressalta.

O mètre Carlos Alberto Bianchetti comenta o desempenho dos alunos durante o curso. “Avalio como ótimo o desenvolvimento dos alunos. São pessoas inteligentes que aprenderam corretamente todas as técnicas ensinadas em sala de aula, inclusive alguns já estão trabalhando em eventos e a experiência surgiu em nossa sala de aula”, informa. “O campo de trabalho de garçom é abrangente. Ele pode começar em uma simples lanchonete, em um bar e restaurantes, hotéis, clubes… Enfim, o garçom tem uma variedade de oportunidades para atuar”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.