[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Instituto G. Barbsosa, parceiros na execução do Projeto GestAção, se reuniram para avaliar a execução desse Projeto Piloto, criado para atender mulheres gestantes inclusas no Bolsa Família na perspectivas de profissionalizá-las e torná-las autônomas economicamente. Diante dos resultados positivos, a Semasc e o Instituto G. Barbosa não escondem o desejo de dar continuidade à parceria.

Durante a reunião, a equipe analisou o conteúdo programático do curso de cabeleireiro oferecido às gestantes, a carga horária, o perfil do público e até mesmo as dificuldades encontradas durante a sua execução. A diretora de Assistência Social da Semasc, Edivaneide Souza Paes Lima, destacou a importância do processo de avaliação do Projeto GestAção e assegurou que a pretensão da Prefeitura de Aracaju é dar continuidade a estas ações. “A gente compartilha esse momento para avaliar esse projeto piloto, pois sabemos que foi bom o resultado. É de suma importância essa reunião para avaliar o desempenho das ações e nossa intenção é que esse Projeto e essa parceria com o Instituto G. Barbosa permaneça e se amplie”, diz.

A coordenadora dos Serviços de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira, fez um demonstrativo detalhado, destacando os resultado práticos das ações realizadas durante os seis meses de execução do Projeto GestAção. Os resultados, na avaliação da equipe técnica, foram positivos. No primeiro momento do Projeto, foi oferecido curso profissionalizante, atendendo a 50 gestantes, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e, de acordo com as estatísticas apresentadas, 16% das gestantes inclusas no Projeto conseguiram êxito e já estão inseridas no mercado de trabalho, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos em Salões de Beleza profissionais da capital.

Para Yolanda Oliveira, a parceria com o Instituto G. Barbosa e o trabalho realizado durante o Projeto foi muito enriquecedor. “Pretendemos dar continuidade a esse Projeto e nossa intenção é que possa ampliá-lo com ações desenvolvidas em todos os Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju no próximo ano já que esta experiência respondeu às nossas expectativas”.

A presidente do Instituto G. Barbosa, Nadja Mattos, destacou o interesse do Instituto em dar continuidade à parceria com a Semasc no próximo ano. “Foi muito boa essa experiência de se trabalhar com a Semasc. A equipe é bastante profissional e com certeza essas experiências trazem melhorias para o Programa e o redirecionamento dele já que nossa meta é dar continuidade a esse Programa de capacitação profissional. Esse suporte da Semasc ajuda bastante porque cada vez mais traz mais adequação para a realidade dessas gestantes que vivem em situação de vulnerabilidade social”, destaca a diretora do Instituto.

Mariana Sarmento, coordenadora geral do Instituto G. Barbosa, também não escondeu a satisfação com o trabalho desenvolvido por meio desta parceria. “Foi um aprendizado muito rico. Ter uma possibilidade de atuar junto com o poder público e trazer um beneficio para população é muito bom. Eu acredito que esse Projeto terá continuidade no próximo ano já que o resultado foi feliz”, observa.

O Projeto GestAção atendeu nestes seis meses de execução a 50 gestantes que vivem na comunidade do Bairro Santos Dumont. Dentro da atividade foi oferecido Curso de Cabeleireiro, ministrado no Centro de Referência de Assistência Social João Oliveira Sobral, onde as gestantes tiveram acesso a aulas práticas e teóricas. Às gestantes participantes do Projeto também foi assegurado o acompanhamento pré-natal, atendimento psicossocial e atividades sócio-educativas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.