[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi encerrada nesta sexta, 29, a Capacitação em Gestão Ambiental de Recursos Hídricos promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) visando a discussão e ampliação do conhecimento sobre elementos e mecanismos que envolvem a gestão das águas do Estado de Sergipe. A capacitação, dividida em quatro módulos, foi direcionada a gestores da área e integrantes de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Durante todo o dia do último módulo da capacitação, realizado na Faculdade Serigy, os participantes assistiram a palestras com o tema ‘Tecnologias aplicadas ao gerenciamento de recursos hídricos’. Foram enfocados ainda os conteúdos ‘Metodologias de estima de carga poluidora populacional e industrial’; ‘Tecnologias poupadoras de água’; e ‘Modelo de Qualidade da água e suas interpretações’. Ministraram os temas a doutora em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Daniella Rocha e o mestre em Meio Ambiente, César Bundchen de Oliveira.

Segundo o presidente do Comitê do Rio Piauí, Luiz Carlos Souza, o curso serviu para o fortalecimento da gestão do comitê. “Percebi ainda durante as aulas que teremos muitos ganhos com a gestão das águas sob a ótica dos membros dos comitês. A justificativa que dou é pelo fato de que, muitos elementos que compõem a gestão das bacias não eram conhecidos pelos membros empossados, o que é uma fragilidade para o comitê”.

“Como gerir bem um comitê se não existe conhecimento de causa?”, questionou Luiz Carlos, enfatizando que o curso trouxe luz, abriu o conhecimento para quem não o obtinha e firmou o conhecimento dos que já sabem.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh e coordenador da capacitação, Ailton Rocha, o curso representou uma oportunidade de aprofundar conhecimentos que envolvem a gestão dos recursos hídricos. “Temos a oportunidade de ver assuntos pertinentes a outorgas, licenciamento, cobranças, identificadores de poluição, qualidade das águas entre outros assuntos abordados no evento”, comentou.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, a capacitação servirá para o fortalecimento do Plano Estadual de Bacias Hidrográficas. “Entramos na fase final da elaboração do Plano das Bacias. E, para que o plano seja efetivado, é necessário a sua aprovação, esta com participação direta dos integrantes dos comitês e gestores de Recursos Hídricos. O conhecimento do sistema de gestão, seus elementos e mecanismos, permitem que o plano em construção seja discutido por uma comunidade adequadamente”, avalia o secretário.

Participação

Cerca de 60 gestores participaram efetivamente dos módulos aplicados durante realização de capacitação, realizada nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro.  Foi ministrado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Do número total de inscritos, 50% representam os integrantes dos comitês estaduais de bacias hidrográficas do Japaratuba, Piauí e Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.