CONHEÇA NOSSA LOJA!
Seides realiza campanha para doação de sangue

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nos dias 2, 3 e 4 de julho o seu ‘Dia D’ a favor da doação de sangue, em parceria com Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A Seides disponibilizará o transporte dos doadores até o Hemose, nos três dias, a partir das 8h30. A ideia é estimular os servidores da Secretaria a doarem sangue e ajudar o Hemose a repor o estoque, que normalmente sofre uma queda após o período dos festejos juninos. De acordo com dados da Hemorrede Estadual, somente no final de semana do feriado de São João, relativo ao período de 21 a 24 de junho, foram coletadas 177 bolsas e dispensadas, 226 para a rede hospitalar.

Ao decidir doar sangue, o cidadão recebe uma série de informações sobre o procedimento e também passa por uma entrevista com equipe especializada para que os fatores de risco para o doador e para o paciente que irá receber o sangue sejam avaliados.

É importante lembrar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml. A participação de pessoas com sangue fator RH negativo é fundamental, já que ele está presente em apenas 15% da população mundial.

Após a doação, o doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão seu tipo sanguíneo e doenças como AIDS, sífilis, doença de chagas, HTLV I/II, hepatites B e C. Em caso de positividade de algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, o que permite que mais de um paciente seja beneficiado a partir da mesma coleta. Os componentes são distribuídos aos hospitais sergipanos para atender a casos de emergência e a pacientes internados.

Para doar sangue o doador precisa sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos.

Recomendações

– Nunca vá doar sangue em jejum;
– Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
– Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação;
– Interromper por 12 horas atividades como pilotar avião, helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho;
– A menstruação e usos de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Não apresentar ferimento não cicatrizado;
– Tratamento dentário impede a doação por período de 1 a 30 dias, conforme o caso.

Quem não pode doar

– Quem teve diagnóstico positivo de hepatite B e C;
– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– Pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
– Usuários de drogas;
– Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;
– Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados