[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e o Adolescente (CEDCA), com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), capacitam a partir desta quarta, 30, representantes dos cincos Conselhos Tutelares existentes na capital sergipana. A finalidade da capacitação é fazer com que os membros tenham acesso ao novo sistema de informação para a infância e adolescência intitulado “Sipia Conselho Tutelar” na plataforma web.

A qualificação acontece entre as 8h e as 12h. O curso terá duração de quatro dias com carga horária de 16 horas e será realizado no ECCOS do Bugio, localizado na Praça Osvaldo Mendonça, S/N, por trás do GBarbosa.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e o Adolescente (CEDCA), Danival Falcão, a nova versão do Sipia pretende facilitar o registro da aplicação e execução de medidas de proteção ao implementar banco de dados online. Ainda segundo ela, a pretensão dos governos estadual e municipal é que os membros dos 84 Conselhos existentes no estado sejam capacitados. “Este banco de dados possibilitará o diagnóstico atualizado para a obtenção de indicadores e construção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes”.

Segundo ele, uma das novidades do Sipia/CT é que o próprio cidadão poderá fazer uma denúncia via internet. “O acesso não é restrito aos Conselhos Tutelares. O próprio cidadão pode fazer a sua denúncia, mas existem casos sigilosos que apenas os conselheiros têm acesso as informações”, lembrou.

Falcão informou ainda que os sistemas ficarão em ambiente de teste até a primeira quinzena de outubro, mês da criança. A meta é a implantação do Sipia nas capitais até dezembro. “A partir de janeiro implantaremos nos municípios”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.