[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A população de São Cristóvão teve a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer e aprendizado durante a 17ª edição do ‘Sergipe de Todos’, realizada nesta sexta-feira, 30. No espaço reservado ao Departamento de Educação Física (DEF), foram realizadas competições de jogos recreativos e atividades artísticas.  Já a Divisão de Tecnologia Educacional (DITE), por meio de uma parceria entre a Seed e o Instituto Oi Futuro, levou ao público a oportunidade de criar um e-mail através das ações do projeto Oitonomundo e apoiar a candidatura de São Cristóvão a patrimônio artístico e cultural da humanidade.

Jogos e arte

No estande do DEF, crianças e adolescentes puderam realizar competições de futebol de botão, jogo de dama, dominó, pega-varetas, dentre outros jogos. “Estou gostando de ver o interesse não só das crianças, mas também dos adolescentes e adultos que têm visitado nosso estande em conhecer e aprender a jogar xadrez. Fica a sensação de que estamos no caminho certo”, relatou a professora Ana Luiza Valois, técnica do DEF/Seed.

João Pedro de Jesus, 11 anos, e o seu amigo Jean Silva, 12 anos, comprovaram isso. “Estou achando muito legal. Queria que vocês viessem aqui toda semana. Temos pouca diversão na cidade, por isso quero aproveitar”, revelou João Pedro.

Já a pequena Elaine Santos, 6 anos, preferiu fazer atividades artísticas. “Adoro desenhar e estou podendo fazer coisas bonitas. Vou ficar aqui o dia todo desenhando e brincando com meus colegas”, afirmou a menina.

Inclusão Digital

Outro estande bastante concorrido foi o reservado à Divisão de Tecnologia Educacional (DITE/Seed), que, em São Cristóvão, montou uma estrutura maior para a realização de um abaixo-assinado digital em apoio à candidatura da praça São Francisco a patrimônio artístico e cultural da humanidade. “À medida que as pessoas vão criando seu e-mail, elas assinam o abaixo-assinado que será encaminhado para Brasília em apoio ao tombamento da praça pela Unesco”, explicou  Eduardo Gomes de Santana, assessor da Casa Civil do Estado.

Segundo Oswaldo Cruz, técnico da Divisão de Tecnologia Educacional (Dite), o interesse pelos jovens em aprender informática é grande. “A procura aumenta a cada edição e temos a oportunidade de auxiliar as pessoas a navegarem na internet e fazer o e-mail pessoal”, afirmou.

O estudante José Flávio Fontes, 12 anos, teve a oportunidade de criar o seu e-mail pessoal e apoiar  São Cristóvão a ser elevada a patrimônio da humanidade. “Não tenho computador em casa e ainda não tinha um e-mail. Agora já posso receber mensagens e ajudar minha cidade a ser patrimônio da humanidade”, afirmou o estudante.

Já Luiz Adriano Lima, 13 anos,  teve a oportunidade de aprender como navegar melhor na internet. “Não tenho computador em casa e tinha dúvidas de com utilizá-lo. Estou podendo agora conhecer os programas da internet e apoiar e contribuir para o meu município ficar conhecido no mundo inteiro”, concluiu.

O estande de informática conta com o trabalho dos técnicos da Assessoria de Informática da Seed e tem o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Lagarto (NTE II).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.