[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

‘APLs: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade – novas formas de olhar o espaço produtivo’ é o tema da 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, na qual Sergipe está sendo representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec). O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e tem por objetivo aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento econômico, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de todo território nacional.

A diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, Sudanês Pereira, e a técnica do DET, Jussara Alves, estiveram nessa quarta-feira, 28, no Encontro de Oportunidades, que integra a conferência reunindo as instituições do Grupo de Trabalho Permanente para APLs e os Núcleos Estaduais.

“Negociamos ações demandadas no Plano de Desenvolvimento de Cerâmica Vermelha com o Ministério de Minas e Energia e com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesta quarta-feira, 29, negociaremos ações de Ovinocaprinocultura e Apicultura com outros ministérios”, informou Sudanês Pereira.

Para Jussara Alves, o resultado do Encontro de Oportunidades foi muito positivo. “Essa ideia do Encontro de Oportunidades é uma iniciativa do GTP-APL que merece nossos elogios. Vale destacar que as demandas de Sergipe estão em peso nas agendas com os parceiros federais, ou seja, tudo o que solicitamos de agenda foi marcado”, destacou Jussara. Ainda de acordo com as participantes, Sergipe recebeu elogios durante o encontro pela organização, modelo de governança e coordenação dos APLs no Estado.

APL’s em Sergipe

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

 Cabe à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) coordenar o Núcleo APL-SE, promovendo a articulação entre as instituições parceiras. Durante esses últimos anos, a Sedetec coordenou e realizou vários cursos de capacitação e missões empresarias voltados para o desenvolvimento das empresas vinculadas aos APLs, beneficiando dezenas de micro e pequenos empreendimentos.

Um levantamento das ações realizadas pelos membros do Núcleo em apoio aos APLs mostra como resultados a capacitação de centenas de pessoas, a assinatura de diversos contratos de financiamento como os para aquisição de equipamentos, a formalização de empresas, o estímulo à produção com acompanhamento técnico, a assinatura de Edital entre Governo e BNDES para apoiar os APLs de baixa renda, dentre várias outras ações.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.