[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult) iniciou na manhã desta terça-feira, dia 31, uma série de oficinas de orientação sobre o Edital de Apoio a Oficinas Culturais, uma realização da Secult e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Líderes comunitários e agentes culturais do município de São Cristóvão se reuniram no Museu Histórico de Sergipe (MHS) para ouvir a explanação do secretário-adjunto, Marcelo Rangel, sobre o edital que irá beneficiar jovens de 16 a 29 anos da Grande Aracaju.

Para a representante da Cooperativa de Agricultura Familiar de Doces do povoado Cabrita, Tânia Santos, mais conhecida como Dona Santinha, o edital vai dar oportunidades para uma faixa da população que necessita urgentemente de ações como essa. “Tenho muita vontade de trabalhar com os jovens, pois vejo lá no meu povoado o quanto eles precisam de projetos para ocupar o tempo deles”, afirma.

Dona Santinha conta que não faltam idéias para trabalhar com os jovens da sua comunidade. “Temos muitas ideias de ações, mas o mais importante vai ser ouvir o que eles querem. Por isso, vamos nos reunir com alguns jovens para decidir que tipo de oficina eles querem”, destaca a senhora que há mais de trinta anos trabalha com a fabricação de doces caseiros do Povoado Cabrita, em São Cristóvão.

O Edital de Apoio a Oficinas Culturais irá contemplar 30 projetos, sendo cinco de São Cristóvão, com um valor de R$ 15 mil que deverá ser investido na realização de oficinas de linguagens com base nas culturas afro-brasileira e sergipana. Podem ser inscritos projetos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes Integradas, Cultura Popular.

Para o jovem Leonardo Siqueira, que reside no povoado Tinharé, o edital é uma excelente oportunidade para movimentar os jovens da comunidade. “Alguma coisa na área da música seria muito bom, porque os jovens sempre se interessam por música. Dá até pra pensar em alguma oficina que envolva as manifestações folclóricas que estão morrendo aqui na nossa região”, ressalta Leonardo.

Marcelo Rangel destaca a importância do Edital estar inserido no Plano Sergipe Mais Justo, uma ação macro do Governo do Estado que visa promover a inclusão da população sergipana que vive em situação de extrema pobreza levando em conta diversos aspectos. “Um dos focos do edital, que faz parte desse plano do Governo, é promover também a inclusão cultural dessa camada mais carente da população”, reforça.

O secretário adjunto explica que poderão concorrer projetos que venham a contribuir com a ampliação da visão de mundo dos jovens que se encontram em situação de extrema pobreza e que, além disso, desenvolvam neles a capacidade criativa e de inovação. “Nós estamos buscando ideias que possam ampliar a visão de mundo desses jovens sobre a realidade em que vivem e sobre a cultura local”, enfatiza. 

Oficinas

As inscrições para o Edital de Apoio a Oficinas Culturais já estão abertas. Os interessados poderão inscrever os projetos até o dia 10 de agosto. As oficinas de orientação sobre o Edital prosseguem na noite desta terça-feira, dia 31, a partir das 18h, no Sesi do Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro.

Na quarta-feira, dia 1º de agosto, será a vez da Barra dos Coqueiros receber a oficina, que acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 18h. Na quinta-feira, dia 02 de agosto, às 9h, a oficina será realizada no Centro de Criatividade, em Aracaju.

As oficinas são abertas a todos os interessados em obter informações sobre o Edital, que pode ser acessado clicando aqui.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.