[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança mais um grande projeto que irá movimentar as artes cênicas em Sergipe. É o Edital de Ocupação dos Espaços Cênicos, um projeto que visa oferecer pautas a um custo simbólico para produções sergipanas que desejem se apresentar nos palcos dos teatros Tobias Barreto e Atheneu, espaços gerenciados pelo Governo do Estado.

Diversas áreas artísticas serão beneficiadas com teatro, dança e música. Além disso, o edital prevê também a realização de palestras, oficinas,  cursos,  debates,  entre  outras  atividades  que  promovam  a reflexão e a difusão do conhecimento da arte, da educação e da cultura. É importante frisar que poderão participar do Edital, grupos, companhias, empresas, pessoas físicas ou jurídicas, desde que sejam de natureza cultural e do Estado de Sergipe.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, o edital funcionará como mais um estímulo para a produção das artes em Sergipe. “Através deste edital os artistas de diversos gêneros poderão intensificar suas produções, pois saberão que podem se apresentar em teatros com qualidade e por um valor bastante acessível”, destaca.

Os proponentes que quiserem uma pauta em um dos teatros através deste projeto pagarão um valor simbólico pelo espaço, porém, todo o maquinário e equipamentos que forem utilizados ficarão sob a responsabilidade do proponente. Outro ponto importante que diz respeito ao valor dos ingressos destes espetáculos, que deverão sempre ser a preços populares.

Inscrições e avaliação

As inscrições estarão abertas entre os dias 17 de junho e 17 de julho, porém para as pautas do mês de julho, as inscrições devem ser enviadas até o dia 26 de junho. Os interessados deverão enviar a Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, bairro 13 de julho, dois envelopes devidamente lacrados, sendo que um deve conter a ‘Documentação’ e outro a ‘Proposta’.

Entre os documentos que devem estar disponíveis no primeiro envelope estão uma procuração integralmente preenchida e assinada pelo artista ou pelos componentes do grupo; cópia da Carteira de Identidade e do CPF do proponente ou representante; cópia de comprovante de domicílio, com data do ano de 2012 ou 2013, em nome do proponente; prova de regularidade para com a Fazenda Municipal – Certidão negativa de débito do proponente, assim como da Fazenda Pública Estadual e Federal; prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa; alvará do Juizado da Infância e da Juventude com a respectiva classificação etária dos espetáculos, entre outros. Todos esses documentos serão recebidos e analisados, porém, este recebimento não se configurará como reserva de data no espaço.

No segundo envelope, que deve conter a ‘Proposta’, é solicitado que contenha também o formulário de solicitação de pauta devidamente preenchido e assinado, conforme anexo presente no edital; cópia da Ficha de Inscrição, integralmente preenchida e assinada pelo proponente; Ficha técnica e artística do espetáculo; currículo breve de todos os integrantes da equipe artística principal envolvida no projeto; sinopse do texto ou roteiro do espetáculo a ser encenado; justificativa do espetáculo; descrição de materiais e/ou equipamentos a serem utilizados, bem como, mapa de iluminação, de cenário, rider e som, e Planta ou Projeto ou Imagens do cenário do espetáculo, se houver; e anexos opcionais, sendo no máximo cinco páginas ou materiais contendo duas fotos de excelente qualidade, que devem ser disponibilizadas por email, matérias de jornais, folder, filipetas de eventos e espetáculos do grupo/artista já realizados ou vídeos da apresentação. 

As propostas serão analisadas pela Comissão Organizadora, sendo que a apreciação artística das propostas será designada por uma Comissão de Seleção, que irá analisar os aspectos técnicos e artísticos de cada proposta; pontuar as propostas de acordo com os quesitos do edital; relacionar as propostas desclassificadas e classificadas em ordem crescente de pontuação para cada categoria.

A assessora jurídica da Secult, Aline Magna Lima, afirma que alguns critérios serão importantes na avaliação dessas propostas como qualidade artística e técnica, considerando quesitos como ficha técnica e artística do espetáculo, sinopse do texto ou roteiro, entre outros. “Iremos analisar profundamente a também a justificativa do espetáculo, bem como a descrição dos materiais e/ou equipamentos a serem utilizados”, completa. 

Calendário de pautas

Ao todo seis datas estarão disponíveis nestes teatros para o Edital, sendo duas no Teatro Tobias Barreto e quatro no Atheneu. As pautas para o TTB são para os dias 25 de julho e 11 de setembro. Já o Atheneu estará disponível nos dias 26 de julho, 16 de agosto, 03 de outubro e 1º de novembro.

Todos os detalhes devem ser lidos atentamente no Edital que está disponível na íntegra aqui. O calendário de inscrições está disponível ao lado.  Mais informações podem ser obtidas pelo número (79) 3179-1917.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.