CONHEÇA NOSSA LOJA!
Secretários municipais apresentam trabalhos em reunião com o prefeito e o vice

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois dos secretários municipais Rogério Carvalho (Saúde) e Rosangela Santana (Educação), o secretário municipal de Participação Popular, Anderson Farias, fez sua explanação sobre a pasta que ocupa na administração municipal. As apresentações aconteceram durante a reunião de secretariado para avaliar as atividades desenvolvidas por cada secretaria realizada hoje pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, no Hotel Celi.

Anderson Farias informou que o grande número de audiências realizadas com a comunidade pela Prefeitura de Aracaju contribuiu para fortalecer as relações da PMA com movimentos sociais e estudantis, organizações não-governamentais e órgãos federais. O Congresso das Cidades, as plenárias de bairro informatizadas e as plenárias sobre temas específicos como homossexualismo e etnia foram avanços que colocaram Aracaju dentre as cinco melhores experiências na área de participação popular do Brasil. “O Fórum Social Brasileiro nos escolheu como uma das experiências mais bem sucedidas no país porque temos ampliado continuamente o envolvimento das pessoas nas decisões da administração”, disse o secretário.

Além de mostrar resultados positivos, a reunião foi importante para fazer ajustes administrativos e revigorar o plano de metas da prefeitura. O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, apresentou números impressionantes. Durante a administração do prefeito Marcelo Déda, 129 ruas foram drenadas e pavimentadas em Aracaju, 95 vias foram recapeadas, 26 praças e três novos campos de futebol foram reformados ou construídos, 22 escolas foram revitalizadas e sete unidades de saúde modelo foram erguidas.

“Além disso, um grande destaque dos trabalhos executados pela Emurb tem sido a ética e a transparência das licitações feitas para as obras”, lembrou o prefeito. Até o final de abril, mais 120 casas do projeto de retirada de 600 famílias das palafitas da Coroa do Meio estarão concluídas. A usina municipal de asfalto vai produzir mais toneladas do que qualquer outra administração, com cerca de R$ 600 mil investidos em sua recuperação e na compra de novos equipamentos. Cerca de R$ 1 milhão foi utilizado para ampliar a iluminação pública, que garante mais qualidade de vida e segurança à população.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Osvaldo Nascimento, anunciou esforços para ampliar para 60% a cobertura da coleta seletiva de lixo na cidade. Alguns dos maiores destaques da Emsurb têm sido a manutenção da limpeza e o constante embelezamento da capital, o cuidado com os mercados centrais, a aquisição de novos carros de coleta de lixo e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para alfabetizar garis. O fechamento da lixeira no bairro Santa Maria, a transferência da balança para o aterro controlado e o incremento no programa de adoção de praças por empresas também mereceram destaque.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) conseguiu resultados muito positivos no ordenamento do trânsito da capital com campanhas educativas feitas por um grupo de teatro e na Escola de Trânsito e melhorias na sinalização. O transporte irregular feito por taxistas entre as cidades de Aracaju e São Cristóvão foi eliminado e é constantemente fiscalizado. A coibição do transporte clandestino feito pelos moto-taxistas e as reformas e ampliações de terminais de ônibus em todas as regiões de Aracaju, inclusive com uma nova programação visual que permitirá aos usuários identificar com clareza o percurso de cada linha (também com leitura em Braille para deficientes visuais), foram ressaltadas pelo superintendente Bosco Mendonça.

A última secretaria a apresentar um panorama de seus trabalhos hoje foi a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). A presidente da instituição, Tânia Soares, ressaltou o forte programa de turismo cultural desenvolvido pela prefeitura principalmente em eventos como o Projeto Verão, o Carnaju (em que 90% das atrações são locais), e o aniversário da cidade. “No nosso projeto, a arte não é feita para todos apenas, mas efetivamente por todos”, destacou Tânia Soares.

O Forró-Caju foi enfatizado como a maior festa que a PMA consolidou na cidade por ter uma enorme repercussão de público e destaque na mídia nacional. As atividades da Galeria de Artes Álvaro Santos, da recém-reformada Biblioteca Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos, também foram alvo de análise. A segunda parte da reunião vai acontecer na quinta-feira, dia 1º de abril, quando os secretários de Comunicação, Trabalho, Finanças, Planejamento, Administração, Assistência Social e Controle Interno farão suas exposições.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados