[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação (Seed), Belivaldo Chagas, recebeu na manhã desta quarta-feira, 31, o aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Lucas Rafael Freire, um dos seis vencedores do Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul, com o tema “A Rota do Café”. O concurso é promovido pelo Ministério da Educação Nacional da Colômbia e o Setor Educacional do Mercosul.  O estudante se integrará a uma delegação de estudantes do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que fará uma viagem acadêmica e cultural à Colômbia no período entre 9 e 17 de setembro de 2013.
 
O secretário Belivaldo Chagas disse que é uma satisfação enorme parabenizar o aluno com tamanho destaque. “Estou muito feliz com o resultado que ele conquistou no Concurso do Mercosul. Trata-se de  um aluno da rede pública estadual que se dedicou e aproveitou as oportunidades que fornecemos dentro da rede pública de ensino e com grande esforço trouxe resultados positivos”, frisou o secretário.
 
Lucas Freire, 17 anos, é aluno do 3° ano do ensino médio e está se preparando para fazer vestibular de arquitetura na Universidade de Ouro Preto/MG. Ao tomar conhecimento desse concurso, ele decidiu participar e apresentou o trabalho Símon Bolivar: o libertador, conseguindo ficar entre os seis melhores do Brasil.
 
“Escolhi este tema para o meu trabalho porque gosto muito de história. Confesso que não esperava a classificação quando me inscrevi para o concurso. Porém, os meus professores me ajudaram bastante e, através das aulas de iniciação científica que são ministradas na instituição, o meu trabalho ficou muito mais fácil”, disse o estudante.
 
Para o diretor do Atheneu, Genaldo Freitas, a conquista de Lucas só reforça o comprometimento da unidade de ensino em fornecer as melhores condições para os alunos. “Para mim, não foi surpresa a conquista de Lucas. Ele é um aluno que tem se destacado de várias formas. Recentemente ele ficou classificado em terceiro lugar no concurso de redação 2013 do TRT/SE. Além disso, o ensino integral na instituição tem beneficiado muito os alunos para que eles já tenham contato com embasamento científico. E não é só isso. Temos tido excelentes resultados nos exames vestibulares e no Enem. Tudo mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor.
 
Concurso
 
O Ministério da Educação Nacional da Colômbia e o Setor Educacional do Mercosul apresentam Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul “A Rota do Café” (Convocatória 2013), envolvendo instituições educacionais de todos os países membros e associados do Mercosul para promover e consolidar uma consciência favorável à integração regional.
 
O objetivo é estimular e fortalecer a identidade Mercosul dos jovens estudantes do ensino médio dos países membros e associados por meio de uma experiência formadora na qual os participantes, além de ampliarem seus conhecimentos, poderão vivenciar e apreciar o valor da integração regional, respeitando a diversidade cultural.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.