[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, 31, o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, esteve reunido com técnicos e funcionários da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa) para fazer a entrega de alguns equipamentos de trabalho como jalecos, coletes, aparelhos celulares e uma câmera fotográfica. O secretário aproveitou o momento para destacar as mudanças ocorridas no sistema de saúde de Aracaju durante a atual gestão e firmar o compromisso da Covisa no seu trabalho de prevenção e proteção à vida.

“Estamos começando a operar o princípio da equidade em Aracaju. Vivemos um momento ímpar na história do município, um momento de estruturação. Em 2003 e 2004 fomos eleitos a melhor secretaria de saúde do país. Ainda em 2004 recebemos o prêmio mais importante do Ministério da Saúde, o Humaniza SUS, prêmio que reconhece a humanização dos atendimentos prestados pelos funcionários da Saúde Municipal às famílias aracajuanas. Isso não reflete o sucesso pleno, mas o caminho certo”, ressalta Rogério Carvalho.

Conforme explica o secretário, o crescimento da demanda em Aracaju, fruto de um trabalho bem articulado e desenvolvido que permitiu que a cidade pudesse expandir toda a sua rede, implica no aumento de responsabilidades por parte da Saúde Municipal. Com a implantação das Redes Assistenciais de Saúde Mental, Urgência e Emergência e a Rede Ambulatorial Especializada, além da ampliação da Rede de Atenção à Saúde da Família, a população aracajuana passou a ter um sistema de Saúde de verdade.

“Meu maior desafio enquanto secretário é fazer com que aquilo que agente conquistou, que agente conseguiu fazer aqui na Saúde pública de Aracaju, tenha sustentabilidade e possa assegurar a toda população equidade e humanização nos atendimentos, que agente possa assegurar cidadania”.

Quadro Técnico
Atualmente a Vigilância Sanitária Municipal apresenta um quadro técnico altamente qualificado. Com a realização do concurso público, em 2003, e a inserção de 22 técnicos de nível superior de diversos campos, contemplando todas as áreas de atuação, hoje a coordenação apresenta um quadro bem diversificado trabalhando com 45 profissionais de nível superior.

As ações da Covisa, principalmente as campanhas educativas e de prevenções, como as que foram desenvolvidas sobre o uso de anabolizantes, por exemplo, além das capacitações, como as dos feirantes das feiras livres de Aracaju, são exemplos de trabalhos que qualificam a Vigilância Sanitária Municipal como referência técnica regional, como modelo a ser seguido por outros municípios.

“Estamos vencendo a guerra sem dar um único tiro. Atualmente não existe nenhum estabelecimento em Aracaju com multas. Nosso trabalho tem sido bem investido na educação e na prevenção”, destaca o coordenador da Covisa, Antônio de Pádua.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.