CONHEÇA NOSSA LOJA!
Secretário conversa com alunos e professores do Dom Luciano

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 31, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, realizou, pela primeira vez na história da educação sergipana, um debate transparente, aberto e sincero, com os estudantes e professores do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte. O principal ponto da discussão foi a situação da unidade de ensino, em função das reivindicações feitas pelos estudantes, durante reunião em seu gabinete na última terça-feira, 30.

O secretário compareceu acompanhado de assessores e técnicos do setor de Engenharia da SEED, que listaram as principais necessidades do estabelecimento, enumerando as solicitações da comunidade escolas e as providências necessárias para a efetivação de uma escola eficaz, segura e de qualidade, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto da equipe diretiva e professores.

"A escola ideal que cada um de nós sonha ainda está longe de ser edificada. Temos consciência disso, principalmente porque recebemos as unidades escolares com uma carga de problemas, como a falta de infra-estrutura necessária para seu bom funcionamento. Toda essa negatividade, porém, não vai nos esquivar das nossas responsabilidades", afirmou o professor Lima.

Inicialmente, o secretário Lima ouviu os pronunciamentos dos estudantes. Ele foi questionado sobre a estrutura e manutenção do patrimônio físico da escola. Os professores também fizeram suas abordagens, todos solidários à atual gestão da escola.

Compromisso

O secretário Lima respondeu aos questionamentos e apresentou sugestões. "Estamos aqui com as equipes técnicas para discutir com transparência e fazer os encaminhamentos devidos. Alguns pontos podem ser resolvidos de maneira mais imediata, outros demandam maior tempo, a exemplo da reforma da quadra. O processo já foi enviado ao Dehop, que está tomando as providências", disse.

Sobre a exoneração da equipe diretiva, o secretário frisou que a nova política educacional adotada pela Secretaria de Educação está voltada para a Gestão Democrática. "É por conta desse princípio que me propus a discutir pessoalmente com os componentes da escola. Estamos realizando o segundo Fórum sobre Gestão Democrática nesta quarta-feira, para agilizar as medidas necessárias para a construção de uma nova maneira de gerenciar as unidades e realizar o processo de eleição nas escolas".

Com relação à situação pedagógica da escola, o secretário afirmou que o mais importante é a equipe diretiva organizar o Projeto Político Pedagógico e um Plano Estratégico de Desenvolvimento para o Colégio Dom Luciano. Professor Lima disse também que, caso necessite, será disponibilizado um assessor pedagógico para ajudar na construção desse plano.

Aprendizagem

Para a diretora Rosa Fátima Gomes Nascimento, que assumiu a unidade em maio e está há 12 anos no Dom Luciano, o compromisso maior da equipe diretiva é com a aprendizagem dos alunos. "Nunca cerceamos seus movimentos, porque consideramos as manifestações importantes para a formação das suas consciências", relatou.

A diretora de Educação de Aracaju, Cleide Albuquerque, também se pronunciou durante a reunião com os professores. "A equipe de professores do Dom Luciano é coesa e participativa. Os professores já estão discutindo o projeto político-pedagógico do próximo ano em nossas reuniões semanais. Acreditamos que essa é uma fase de transição, que será solucionada", finalizou.

O aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Yuri Darlan, foi até o Dom Luciano parabenizar o professor Lima pelo seu gesto de se dispor a conversar com os estudantes dentro do estabelecimento de ensino. "É a primeira vez que presenciamos um secretário de Educação vir até o estudante e o diretor para conversar", disse o estudante.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados