[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A noite de terça-feira, 26, foi de alusão à cultura popular de Sergipe. Isso porque foi lançada no Museu da Gente Sergipana a exposição e o catálogo ‘Lambe-sujos x Caboclinhos’, do fotógrafo Márcio Garcez. A exposição que é patrocinada pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Governo do Estado, através do Instituto Banese, fica aberta até o dia 24 de março.

Sob curadoria de Ézio Déda e Mário Britto, a mostra foi montada primeiramente em Brasília, na Câmara dos Deputados, onde obteve a visitação de grande público e aprovação da crítica especializada. Ela retrata fidedignamente em dezenas de imagens, o tradicional combate realizado anualmente na cidade de Laranjeiras entre os Lambe-sujos e os Caboclinhos.

A secretária de Estado da Cultura, que esteve no evento, destacou a importância da exposição para a cultura sergipana. “Essa exposição é mais uma contribuição marcante do Museu da Gente Sergipana para a nossa cultura, afinal é uma mostra que foi vista na capital federal, e que conta com a curadoria de dois grandes agentes da nossa cultura, que é Ézio Déda e Mário Britto”, frisou.

Eloisa falou ainda a respeito do trabalho do fotógrafo Márcio Garcez, que há tantos anos trabalha na criação de um rico banco de imagens sobre a cultura sergipana. “Márcio Garcez consegue com seu olhar, captar de forma particular a beleza dos elementos que formam e caracterizam a cultura sergipana e nesta exposição podemos ver uma pequena mostra disso”, completou.

Com uma estrutura inovadora, a exposição foi montada no foyer do Museu surpreendendo as dezenas de pessoas que chegavam ao local. Bastante emocionado e contente com a receptividade do público, que lotou o local para prestigiar sua exposição, o fotógrafo Márcio Garcez afirmou que é uma grande honra expor aquelas imagens ali, onde para ele, é um espaço dedicado à raiz do povo de Sergipe.

“Este é um trabalho documental e autoral que faço há mais de 17 anos e que sou muito feliz em fazer, pois me identifico bastante com a cultura sergipana. Trazê-lo para este Museu, então, é uma satisfação indescritível”, disse.

Para o diretor do Museu e um dos curadores da exposição, Ézio Déda, levar ‘Lambe-sujos x Caboclinhos’, do Márcio Garcez, para o Museu da Gente Sergipana, é um marco significativo, pois é uma exposição que trabalha uma das mais tradicionais manifestações populares de Sergipe.

“O registro de Márcio Garcez mostra um retrato autêntico dessa manifestação, com os elementos que a caracterizam fidedignamente. Por isso, através do catálogo que foi elaborado e dessa exposição, nós temos uma ideia muito aproximada do que é essa festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.