[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado de  Políticas para as Mulheres, Maria Teles, representou o governador do estado, Marcelo Déda, na III Conferência de Políticas para as Mulheres do município de Aracaju. O evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o apoio de representantes de movimentos sociais.

O evento segue um cronograma idealizado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM). Esse calendário foi aplicado durante a etapa territorial das Conferências, que teve início dia 9 de agosto pelo território do Médio Sertão, em Nossa Senhora das Dores.

Programação

A programação teve início com o credenciamento dos participantes. Aproximadamente mil mulheres se inscreveram para a Conferência. O evento contou com as presenças do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Ângela Maria de Carvalho Machado, do secretário de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Bosco Rollemberg e do secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto Prado.

A vereadora Karla Trindade representou o poder legislativo municipal. A palestrante convidada foi a técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Márcia Leporace. Ela abordou o tema: Autonomia e Igualdade para as Mulheres.

Festa da democracia

“Hoje se realiza uma grande festa da democracia e o expressivo número de mulheres que participa dessa atividade revela toda a vontade que temos em construir uma nova realidade”, ressaltou a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Teles. Ela lembrou que essa trajetória ganhou força a partir de 2003, com a criação da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, no governo do ex-presidente Lula.

Ela acrescentou que, além da SEPM , criada pelo governador Marcelo Déda no início de 2011, as mulheres sergipanas já contam com as Delegacias de Atendimento às Mulheres; a Casa Abrigo e 26 Coordenadorias Municipais.

 Dos três Centros de Referência de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência a serem instalados por meio de convênio entre os governos federal, estadual e municipais, um está em funcionamento, o de Tobias Barreto, na região centro sul do estado.

A presidente do Conselho, Angela Machado, falou sobre os objetivos da entidade para promover em âmbito municipal políticas públicas que visem eliminar a discriminação da mulher. “O nosso trabalho visa assegurar à mulher condições de liberdade e de igualdade de direitos”, declarou .

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.