[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começa amanhã, dia 1º de outubro, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Engajada no projeto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará campanha a fim de conscientizar os usuários da saúde pública quanto à importância da amamentação.

Várias entidades são parceiras na realização dessa semana e coube à SMS organizar uma tarde recreativa na Unidade de Saúde Joaldo Barbosa, localizada na avenida Guanabara, nº100, bairro América.

Esse evento será realizado na sexta-feira, dia 3, e irá envolver toda a comunidade da área com brincadeiras, teatro sobre o aleitamento materno e distribuição de doces para as crianças que estiverem presentes ao som de uma bandinha de fanfarra que animará ainda mais a tarde.

Uma outra atividade que a SMS está envolvida é a palestra do professor Marcos Renato, que será na sexta-feira, dia 3, às 20 horas, no Sindicato dos Médicos. Ele é consultor do Ministério da Saúde e professor titular de Pediatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro e fará uma palestra com o tema “Visão holística da amamentação”.

O objetivo principal dessa semana é conscientizar a população que amamentar é mais saudável. Com o leite do peito a criança cresce e se desenvolve melhor, tem menos diarréia, doenças respiratórias, infecções no ouvido, alergias, asma e diabete.

Além do que, amamentar também faz bem a mãe, já que ela perde menos sangue depois do parto e tem um risco menor de ter câncer de mama. Uma curiosidade interessante é que o bebê até os seis meses de idade pode se alimentar apenas do leite materno, sem precisar receber água, chás e outros alimentos. Apenas após os seis meses é que a mãe pode começar a dar alimentos variados, porém deve continuar amamentando até os dois anos ou mais.

O representante da SMS nessa campanha, o médico Byron Ramos, ressalta que é de extrema importância a participação da secretaria na Semana Mundial de Aleitamento Materno. Porém, o mais relevante é a educação permanente nas unidades de saúde e isso faz parte das ações programáticas do Programa de Saúde da Criança realizado pela Prefeitura de Aracaju.”Um dos nossos maiores aliados na educação são os agentes comunitários de saúde, porque são eles que fazem o contato direto com a população”, disse Byron.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.