[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O aluno Carlos Alberto Santos de Souza, 12, aluno da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, localizada no conjunto Bugio, está em Brasília participando da II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que teve início no dia 23 de abril e se encerra hoje, sexta-feira.

Ele é um dos 22 delegados sergipanos participantes do evento, e tem como responsabilidade específica, encaminhar propostas sobre diversidade étnico-racial. O garoto foi escolhido como delegado representante da rede municipal de Educação pelo Conselho Jovem de Sergipe.

“É uma honra poder participar de um evento tão grandioso como este em todos os sentidos. Ele é muito importante para mim por vários motivos, por ser a minha primeira viagem para fora do Estado, por meus pais confiarem em mim, por estar representando o pensamento de todos os meus colegas estudantes. Mas a principal importância é a possibilidade de estar trabalhando para diminuir as diferenças entre as pessoas, de mostrar que valemos pelo que somos, não pelo que possuímos, aparentamos ou pela cor da pele que temos”, declarou o estudante.

Carlos Alberto foi uma das crianças que participou da “Caminhada pelas Responsabilidades”, que aconteceu nesta tarde, na Esplanada dos Ministérios. Após a caminhada, as crianças entregaram ao presidente Lula a “Carta das Responsabilidades”, um dos principais resultados da II Conferência.

O documento foi elaborado pelos delegados como fruto do resultado das oficinas realizadas na cidade de Luziânia, em Goiás, que foram conduzidas por 70 integrantes dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente e por 17 facilitadores internacionais.

Esta carta tem como objetivo principal sensibilizar as pessoas sobre a importância de compartilhar as responsabilidades sobre o Meio Ambiente. Isto deve acontecer por meio da mobilização de todo o país para os grandes desafios socioambientais. O documento também elencou os principais compromissos das crianças e adolescentes com o Meio Ambiente.

A conferência infanto-juvenil é uma das ações do programa “Vamos cuidar do Brasil com as escolas”, iniciado em 2003, e desde então, já conseguiu mobilizar mais de 27 mil escolas em todo o país. Em Aracaju, todas as unidades de Ensino Fundamental da rede municipal da Educação desenvolvem este programa, tendo, inclusive, realizado todas as formações continuadas de professores e estudantes em educação ambiental, trabalho promovido pelo MEC.

Antes da viagem para Brasília todos os delegados sergipanos participaram do encontro preparatório para a II Conferência, que aconteceu nos dias 21 e 22 de abril, no Real Praia Hotel. Esta preparação foi realizada pela Comissão Organizadora do Estado de Sergipe, que tem como integrante a professora Maria de Fátima Maynard Santana, que também é a responsável pelo Núcleo de Coordenação de Projetos Sócioeducativos da Prefeitura de Aracaju, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação.

A preparação teve como meta consolidar idéias e integrar os delegados, professores e técnicos da rede pública de ensino. “Foi um momento muito importante e que iria nortear, de certa forma, o comportamento da nossa delegação em Brasília. Por isto a preparação foi fundamental, pois dentre muitas coisas realizadas, serviu para adensar os conceitos e conteúdos; e também para organizar a apresentação cultural que os garotos apresentaram durante o encontro nacional”, comentou Fátima Maynard.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.