[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Extraordinária de Participação Popular dará início hoje, dia 1º de julho, a partir das 19 horas, no bairro Bugio, as plenárias deliberativas do Orçamento Participativo.
A primeira assembléia do calendário 2003, que acontece na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, será aberta pelo secretário Anderson Farias, e contará com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, do Banese, do Banco do Brasil e do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social.
Nas plenárias, a população dos bairros de Aracaju terão a oportunidade de escolher as realizações prioritárias de sua comunidade para o próximo biênio. Além disso, serão eleitos os novos delegados que irão ajudar a Prefeitura Municipal de Aracaju a elaborar os planos de investimento e que acompanharão as obras e os serviços solicitados. Todas as pessoas que participarem das assembléias serão cadastradas e receberão crachás para participarem das votações.
Segundo o coordenador do Orçamento Participativo, João Capelão, a população está sendo mobilizada através da mídia e carros de som que divulgam o local e o horário de cada assembléia, para que o maior número de moradores participem através da votação escolhendo os serviços para a sua localidade.
“Este ano as plenárias serão totalmente informatizadas, com a divulgação instantânea dos resultados das votações que serão disponibilizados em rede. Serão as plenárias mais modernas do país”, informou Capelão.
As plenárias 2003 terão ainda uma grande inovação. Nelas, serão realizados diagnósticos das potencialidades e vocações econômicas de cada comunidade para desenvolver plenárias temáticas voltadas para a geração de emprego e renda nessas regiões.

Metodologia das Plenárias
Antes da definição do calendário das plenárias, houve um treinamento interno com os funcionários da Secretaria de Participação Popular e representantes de outras secretarias municipais, para a definição da metodologia e dinâmica a serem aplicadas nas assembléias.
Foram definidos que: cada sala terá dois grupos de 20 pessoas, podendo ser ampliada para três grupos. Em cada grupo serão eleitos um coordenador e um relator, em seguida serão discutidas as cinco prioridades para o bairro. Depois de escolhidas as prioridades, elege-se o delegado (cada grupo de vinte elege um delegado titular e um suplente).
A candidatura dos delegados é espontânea. Cada participante interessado apresenta-se voluntariamente. Após apresentação dos candidatos, os componentes do grupo iniciam a votação podendo votar em apenas um dos candidatos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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