CONHEÇA NOSSA LOJA!
Secretária de Cultura visita a Feira de Sergipe

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estimular e valorizar a cultura sergipana, com destaque para o artesanato, folclore, música, comidas típicas e pequenos negócios. Este o objetivo central da décima segunda edição da Feira de Sergipe, que ocorreu entre os dias 19 e 30 de janeiro na Orla de Atalaia, em Aracaju.

Prestigiando o evento, a secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, visitou o empreendimento organizado pelo Sebrae, no último sábado, 29, acompanhada do então secretário de Turismo, Jorge Santana e do presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Alexandre Porto. Recebidos pelo superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, o grupo passeou pelos corredores movimentados do evento, observando detalhadamente cada estande, e conferindo as apresentações culturais que aconteceram na noite.

O evento que além de fomentar a cultura, busca estimular pequenos negócios, produzidos pelos artistas e empreendedores sergipanos – gerando boas oportunidades de parcerias comerciais. Visitada por turistas e pelos próprios sergipanos, a Feira movimenta a economia local gerando fluxo monetário direto entre fabricadores e compradores.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), possui uma ligação muito promissora com o Sebrae, o que já resultou em parcerias eficientes para a área cultural de Sergipe, destaques para Música (in) Informação e o Teatro (in) formação, projetos consolidados nas áreas de música e artes cênicas, que proporcionam capacitação através de oficinas de formação nas mais diversas vertentes. 

Além desses projetos, outras iniciativas estão em análise por parte da empresa, que sempre se mostra disposta a assistir e subsidiar a cultura sergipana, entre eles encontram-se o Plano de Desenvolvimento Cultural (que será aplicado nas cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão), o Proquali Cultural (qualificação nas áreas de audiovisual, música, artes cênicas, artes visuais, museus, patrimônio, culturas populares e livro e leitura), o Sergipe Exporta Som (ações da música sergipana em festivais e feiras por todo o Brasil) e a Revitalização das Filarmônicas, através do projeto Liras Sergipanas (oficinas na área de associativismo e empreendedorismo, fazendo com que os agente culturais atuem como verdadeiros empresários).

“A Feira de Sergipe é um importante evento para o cenário da cultura de nosso estado. Além das várias opções comerciais, que transforma a produção dos artesões em objetos de consumo e apreço, vemos também diversas manifestações artísticas, como o Samba de Pareia do Povoado Mussuca, a Quadrilha Maracangaia, os Canarinhos de Aracaju entre outras atrações. Nossa presença na Feira também é para prestigiar o Sebrae e toda sua organização, agradecendo pelo apoio irrestrito que sempre recebemos ao apresentarmos nossos projetos e ideias ao órgão”, elogiou Eloísa, que na oportunidade fez questão de parabenizar o fotógrafo Márcio Dantas, que estava expondo o recém lançado livro ‘Do Litoral ao Sertão –Sergipe em Imagens’ (parceria também com os fotógrafos Márcio Garcez e Lúcio Telles).

Segundo avaliação do secretário de Desenvolvimento, Jorge Santana, a Feira de Sergipe é uma importante atração turística, que abre as criações dos sergipanos para milhares de turistas que passam pelas dependências da Praça de Eventos da Orla de Atalaia. “São vários atrativos desenvolvidos pelos pequenos empresários do Estado. A Feira possui um valor inestimável por proporcionar que os vendedores façam suas transações comerciais sem nenhum intermediário, aumentando assim suas dimensões econômicas”, disse.

Para o presidente da Acese, Alexandre Porto, todas as relações de compra e venda fomentadas pela Feira são excelentes. “Após assumir o cargo da presidência da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe pretendemos dar continuidade aos programas que já vêm sendo desenvolvidos. Temos hoje mais de 700 associados e nosso objetivo é continuar apoiando-os. Observo a Feira de Sergipe como uma vitrine de exposições para todos os produtos comercializados, certamente os expositores têm consciência que esse espaço é muito importante para seus empreendimentos”, enfatizou.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, a presença da secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino foi importante para respaldar a Feira de Sergipe entre os eventos culturais mais marcantes do Estado. “Termos a Secretária em nossas dependências foi muito satisfatório, já que ela representa o poder político do cenário cultural sergipano. Um dos principais pilares da criação desta Feira é justamente a parte cultura, por isso nossa programação é vasta e engloba grupos folclóricos e apresentações com artistas da terra”, explicou Lauro que fez questão de frisar a continuidade das parcerias entre o Sebrae e a Secult. “Manteremos nosso apoio aos projetos que forem apresentados pela Secretaria de Cultura de Sergipe por entendermos a importância dos mesmos para todos os envolvidos e contemplados”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados