[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (Semad) estará promovendo pelo setor de Serviço especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), uma palestra para lembrar o dia mundial da luta contra Aids, 1° de dezembro. Destinada aos servidores municipais, a palestra terá início às 9 horas desta quinta-feira, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos.

A palestra será ministrada pelo médico do trabalho da PMA, Rivaldo Joaquim de Melo. Segundo o médico, dinamizar o processo de integração dos servidores dentro do Complexo sobre informações de saúde é muito importante. “Vamos abordar um tema sobre o qual as pessoas têm a idéia de que já sabem tudo, mas os índices da doença estão aumentando a cada dia. Antigamente diziam que só pegava Aids quem era homossexual ou prostituta, mas hoje sabemos que o maior número de casos está entre os heterossexuais”, diz Rivaldo. “Hoje todos correm o risco de adquirir o vírus HIV, esperamos conseguir quebrar alguns tabus que ainda existem e falar sobre o preconceito aos doentes” complementa o médico.

A equipe do Serviço especializado em Segurança e Medicina do Trabalho vai estar entregando durante a palestra material informativo sobre a Aids, além de preservativos femininos e masculinos. Os funcionários interessados em participar da palestra deverão estar agendando a presença pelo telefone 3218-7847.

A Aids no município de Aracaju

A Aids já infectou através do vírus HIV mais de 60 milhões de habitantes no mundo todo. Em Aracaju, de acordo com os dados do Centro de Referência Municipal em DST/Aids, foram notificados de 1987 até hoje, 640 adultos com a doença, onde 483 são homens. Nos últimos anos a proporção homem por mulher em Aracaju está caindo. No início de 2000 havia uma proporção de cinco homens para cada mulher infectada. Agora em 2005 são 2,1 homens para cada mulher. A média nacional é de 1,6 homens por mulher.

Na capital são 22 casos de crianças com Aids, sendo oito meninos e 14 meninas, até 12 anos de idade. Mas 49 crianças que nasceram filhas de mães soro positivo passaram por um tratamento durante a gestação, parto e amamentação e não se contaminaram com a doença.

O Centro de Referência Municipal de DST/Aids atende ainda pacientes de todo Estado de Sergipe, além de estados vizinhos. Atualmente o Centro vem acompanhando 899 pacientes, onde 569 pessoas já estão com a doença e 330 têm o vírus HIV. Dos 899 pacientes que fazem o acompanhamento, 417 são de Aracaju, estando 164 pessoas com HIV e 253 pacientes que já foram apanhadas pela doença.

De acordo com o técnico responsável pelo sistema de informação da coordenação municipal de DST/Aids, Rogério Marante de Andrade, a Aids hoje está crescendo muito no interior do Estado, entrando numa fase de interiorização, atingindo inclusive a zona rural. “A doença está crescendo também entre os heterossexuais, principalmente mulheres e idosos, e começam a aumentar os números de casos nas comunidades mais pobres”, informa Rogério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.