[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro da programação da Capacitação dos Pré-Candidatos a Coordenadores Escolares, a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, falou sobre ‘A Política do Sistema Municipal de Educação’ para um auditório lotado de professores, que aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as estruturas dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal, além do histórico da legislação educacional e da campanha ‘Pelo Direito de Aprender’.

A secretaria falou sobre a legislação que rege a educação no país como um todo, buscando sempre adequar a realidade do ensino em Aracaju. “A união do trabalho dos governos é a universalização da educação, pois cada país tem a preocupação de manter a sua identidade. Devemos construir conteúdos na sala de aula para criarmos o sentimento de uma visão critica de ser brasileiro, de ser nordestino”, ressaltou a secretária.

Apresentou também o sistema municipal de ensino, criado em 1988. “O nosso sistema foi um dos primeiros do país e até por isso, devemos estar preocupados com o objetivo de fazê-lo cumprir”, ressaltou. Também fez questão de apresentar pontos da Campanha Pelo Direito de Aprender que já estão sendo cumpridos, a exemplo do boletim escolar e do fortalecimento dos conselhos escolares.

“Informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e os rendimentos do aluno é nossa obrigação, efetuada através do boletim escolar, que já implantamos. Quanto ao Conselho Escolar, ele cumpre muito bem o papel de discussão e de participação dos pais e alunos na escola, pois essa aproximação da comunidade com a escola é fundamental na construção de um ensino de qualidade”, completou.

A secretária Tereza Cristina falou também sobre propostas pedagógicas, as incumbências dos professores e a participação deles na avaliação, nos decorrer dos dias letivos, na colaboração com o planejamento escolar e também na articulação do elo das escolas com as famílias e com a comunidade. “O que estamos fazendo com esta capacitação, que é uma ação inédita e faz parte da campanha ‘pelo direito de aprender’, dentro de uma gestão democrática, tem como intenção colher bons resultados acadêmicos, sociais e humanos”, frisou.

Para os professores que participaram da capacitação essa foi uma oportunidade de poder conhecer um pouco mais sobre o cargo que irão exercer. “Quem é coordenador pela primeira vez, se sente um pouco perdido logo quando assume. Por isso esse encontro é de extrema importância para a nossa formação. Espero que sempre antes das eleições aconteça essa capacitação, pois já chegaremos mais preparados”, disse a coordenadora geral da Emei. Bebé Tiúba, Vera de Souza Mendonça Melo, que vai se candidatar a reeleição.

“A secretária Tereza Cristina é uma pessoa que se mostrou bastante envolvida com o trabalho dos coordenadores, por isso a atitude dela de vir aqui conversar com a gente foi muito louvável, ela está de parabéns”, completou a professora Vera Souza. Para o professor Everton José dos Santos da Emef. José Carlos Teixeira, localizada no bairro Mosqueiro, a iniciativa Semed, foi de suma importância para quem almeja o cargo de coordenador.

“Já fui coordenador eleito três vezes e agora pretendo me candidatar novamente. E hoje eu pude conhecer coisas novas, além de trocar experiências com outros profissionais. Mostrar aos professores seus direitos e seus deveres, foi uma iniciativa muito inteligente da secretaria da educação”, disse o professor Everton dos Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.