[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dar apoio institucional, garantir o funcionamento do serviço e integrar a rede de Saúde Mental do Estado. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da coordenadoria de Atenção Psicossocial, promove o colegiado de coordenadores de Atenção Psicossocial com os municípios.

Nesta segunda-feira, 30, 22 municípios se reuniram no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, com técnicos e gestores de Saúde Mental da SES para discutir a integralidade do cuidado às pessoas que possuem transtorno mental e usuários de outras drogas. Durante o encontro, gestores e técnicos abordaram assuntos como residências e comunidades terapêuticas, a formação da rede de Atenção Psicossocial, financiamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de acolhimento transitório, as novas portarias do Ministério da Saúde para área e o projeto salva vidas do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES, Sony Petris, o projeto salva vidas do Huse foi um dos temas principais da reunião. “O projeto tem por objetivo montar uma linha de cuidado para acolher e encaminhar as pessoas que tentam suicídio, a partir de um diálogo com os Caps”, disse.

Resultado

O resultado dos encontros e discussões tem sido percebido pelos gestores e técnicos de todo Estado. A coordenadora de Atenção Psicossocial do município de Itabaiana, Ana Patrícia dos Santos Cruz, está sempre presente nas reuniões e enumera várias vantagens que encontrou na integração proposta pela SES. “É notório a união e o compromisso da equipe estadual de Atenção Psicossocial para melhorar os serviços em Sergipe. Depois desse colegiado gestor foi possível ampliar o Caps, que passou do nível II para III, e o prédio está em obras para oferecer uma infra-estrutura melhor para os usuários. Nós conhecemos os gestores de outros municípios, o que facilita o atendimento às pessoas que nos procuram, além da constante troca de experiência”, afirmou a coordenadora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.