[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), deu início na manhã desta segunda-feira, 31, a 2ª Oficina Regional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. O objetivo é capacitar os conselheiros dos 75 municípios sergipanos para que eles entendam melhor o seu papel e também o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe após a Reforma Sanitária de 2007. O evento ocorre durante toda esta segunda-feira, 31, e segue até amanhã, terça-feira, 1º, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado no bairro Ponto Novo, em Aracaju.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (NUGEP) da SES, José Dias Júnior, a ideia é que a capacitação dos conselheiros seja um processo permanente, à medida em que novos conselheiros tomam posse ou se afastam.

“Em 2010, nós fizemos uma primeira rodada de capacitação para conselheiros municipais. Nós temos 75 conselhos municipais e um estadual, em número temos aproximadamente 700 e 800 conselheiros em todo o Estado. Nossa meta é tentar capacitar todos. Nesta edição, além do treinamento, será realizado um módulo avançado para quem participou da primeira edição. Nós temos a responsabilidade de guinar a política de controle social do Estado de Sergipe em parceria com a Funesa”, destacou Dias.

Nesta 2ª edição da oficina, foram ofertadas 70 vagas por dia para os conselheiros. A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Iara Senna, comentou que nesta segunda-feira, foram convidados os conselheiros dos municípios que integram a regional de Nossa Senhora do Socorro, enquanto amanhã participam representantes da regional de Aracaju.

“Começamos a primeira fase mostrando o papel dos conselheiros e nessa segunda etapa vamos entrar na Reforma Sanitária de Sergipe e aprofundar a discussão para essa reforma. Estamos fazendo sete capacitações por regionais, e hoje está sendo trabalhada a de Socorro e amanhã a de Aracaju”, disse.

Para a conselheira de Saúde de Aracaju Glícia Braga Moura, essa capacitação amplia o conhecimento do conselheiro para auxiliar na melhoria da saúde em sua região. “É importante para que possamos adquirir mais conhecimentos sobre o funcionamento da saúde em nosso Estado. É importante também passar para o usuário o que nós sabemos. Por isso, sempre estamos passando pelas unidades de saúde para, caso encontremos algum problema, cobrar dos gestores para que eles possam corrigir os erros. E eles têm corrigido”, afirmou Glícia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.