CONHEÇA NOSSA LOJA!
Saúde promove Curso de incentivo ao Controle Social no SUS

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como forma de fortalecer os Conselhos de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Núcleo de Gestão Estratégico e Participativa, em parceira com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) deu início, na manhã desta quinta-feira, 27, ao Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde – QualiConselhos. O evento faz parte da política nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa tem como objetivo capacitar os conselheiros de Saúde para que eles tenham acesso às informações e conhecimento sobre o SUS para o efetivo exercício da cidadania na sociedade brasileira.

Na ocasião, a secretária Estadual da Saúde, Joélia Silva Santos, ministrou uma apresentação com o tema ‘O SUS que temos e o SUS que queremos’. Durante a fala, a gestora destacou o processo histórico de luta pela conquista do direito à saúde pública no país, além da importância dos conselheiros na Saúde.

“Vocês fazem a mediação entre a população e a gestão. São aqueles que, além de fiscalizar, dão voz aos questionamentos dos usuários. Por isso é fundamental que haja a promoção desses espaços, para que tenham propriedade sobre o funcionamento desse sistema”, disse.

O coordenador Estadual do QualiConselhos, José Francisco de Santana, falou sobre a importância do programa e destacou que a formatação foi adequada para a realidade do Estado. “Esta é uma ação importante, que representa a união de forças em prol da melhoria da assistência em saúde”, destacou.

Para o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, José Dias Júnior, o momento também representa o fortalecimento do Controle Social. “Desde 2007, quando promovemos a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe, uma das prioridades foi o fortalecimento do Controle Social. Através dessa iniciativa, vamos construir o Fórum Estadual de Controle Social”, pontuou.

O curso de ativação tem duração de dois meses e vai capacitar 153 conselheiros estaduais e municipais através da mobilidade de ensino à distância, contemplando discussões sobre democracia, participação social e representação no âmbito dos conselhos de saúde, com destaque para gestão e financiamento do SUS e temas como Intersetorialidade, Determinantes Sociais, Descentralização do SUS e Trabalho em Rede no Controle Social.

Em Sergipe, o curso está sendo executado pela Funesa. De acordo com a diretora geral da Fundação executora do curso, Cláudia Menezes, o processo foi difícil, porém gratificante. “Estamos muito felizes pela presença dos conselheiros nesse evento, que organizamos com muito carinho. Esperamos que seja um sucesso e que vocês aproveitem todas as discussões que foram pensadas para potencializar a ação de cada um”, finalizou.

QualiConselhos

O programa é promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Em Sergipe, o curso de qualificação é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Gestão Participativa e da Fundação Estadual de Saúde, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados