[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O técnico responsável pela Coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, proferiu uma palestra sobre prevenção do vírus HIV nesta quinta-feira, 30, para 100 funcionários da Unidade Operacional Taquari-Vassouras da Companhia Vale do Rio Doce, em Rosário do Catete. A palestra fez parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (Sipatmin) desenvolvida pela empresa.

De acordo com Almir Santana, foram abordadas informações básicas sobre DST/AIDS, seus modos de contaminação e prevenção. "O exame de HIV, por exemplo, não pode ser obrigatório na empresa, mas pode ser disponibilizado caso os funcionários queiram fazer. O trabalhador não é obrigado a dizer aos diretores que é portador do vírus, apenas o setor de saúde deve ter conhecimento e manter sigilo", disse.

Segundo o técnico da SES, se um funcionário fizer o exame e o resultado for reagente soropositivo, pela lei, esta pessoa não pode ser demitida. "A pessoa poderá trabalhar normalmente, só será afastada ou mudará de função se as condições clínicas e laboratoriais não permitirem que ela continue executando suas tarefas normalmente", explicou.

Almir Santana enfatizou a importância do debate sobre AIDS nas empresas, combatendo o preconceito, oferecendo informações e incentivando o uso de camisinha nas relações sexuais. "Apresentamos o porta-retrato das camisinhas, com os diversos tipos existentes no mercado, as falsificadas, as proibidas, as que têm aroma, as de efeito retardante, as que esquentam e as ultras resistentes", informou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.