[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças e adolescentes da cidade de Aracaju recebem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um cuidado especial. São inúmeros os serviços disponíveis pela saúde municipal, desde a urgência pediátrica a atendimentos.

Em cada Unidade de Saúde da Família a atenção à saúde da criança é trabalhada desde o Pré-natal, período em que as gestantes são sensibilizadas quanto à importância do acompanhamento do bebê. A partir do nascimento, as crianças são incluídas no Programa de Saúde da Família (PSF) pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), que também realiza visitas domiciliares mensais aos usuários com até um ano de vida.

Um convênio firmado entre a SMS e o Hospital Santa Izabel tornou possível a realização de vários projetos que viabilizam um atendimento de alta qualidade às crianças do município. Ainda no Hospital Santa Izabel, há 100 leitos de atendimento pós-parto que foram montados adequadamente para que os bebês e as mães fiquem sempre juntos durante todo o período pós-parto que eles estiverem internados na maternidade. Além disso, os quartos com uma decoração materno-infantil, de cores claras, dão um toque de suavidade ao ambiente que traz mais aconchego e conforto às mães e aos bebês recém-nascidos.

Nos casos em que o usuário necessita de atendimento especializado, ele é encaminhado ao Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). O Centro oferece às crianças consultas nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia e Fonoterapia, serviços comumente não encontrados no sistema de saúde pública, além de outras especialidades, como Neurologia, Psiquiatria, Cardiologia, Endocrinologia, Gastronomia, Odontologia, Homeopatia, Infectologia, Pneumologia e Cirurgião.

Caps Vida

As crianças que possuem transtornos mentais também são atendidas pelos serviços prestados pela Prefeitura. Dentro do Programa de Saúde Mental da SMS, que luta a favor da diminuição do internamento manicomial, direcionando o tratamento ao resgate da cidadania e dignidade do usuário, há um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) responsável em acolher com exclusividade o público infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.