CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ano de 2006 foi um ano de muitos avanços para Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante o ano, o Órgão realizou várias capacitações visando à melhoria e a qualificação dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Outra grande conquista foi a conclusão do primeiro módulo do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde e o Curso de Pós-graduação Lato Sensu, de Especialização em Saúde Coletiva, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

As capacitações tomaram como público alvo não somente as equipes de saúde da rede municipal, como também profissionais administrativos e conselheiros municipais e locais de saúde.De janeiro a dezembro de 2006, aproximadamente 1.600 pessoas passaram pelas capacitações promovidas pelo Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS). Entre elas, uma destinada especialmente aos auxiliares administrativos da Rede de Atenção Básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde. O curso contou com uma carga horária de 20 horas e a participação de cerca de 450 profissionais. Outra importante capacitação promovida no ano de 2006 pelo CEPS se propôs a tratar da violência intra-familiar. Cerca de 500 profissionais da Atenção Básica e da Rede de Atenção Psicossocial foram capacitados a identificar e intervir em situações de violência intra-familiar, uma problemática de saúde pública que cresce cada vez mais no município.

De acordo com coordenadora de Educação Permanente em Saúde, a assistente social Aida Celeste Brito, o objetivo principal do CEPS é o de contribuir para o aprimoramento dos saberes dos profissionais da rede, mediante capacitações, oficinas, cursos de atualização e trocas de experiências, sempre objetivando a melhoraria da qualidade do serviço para população usuária do SUS. Entretanto, a coordenadora também lembra que o Centro vem desenvolvendo ações que têm levado a educação em saúde para população em geral, pretendendo ampliar no ano de 2007 suas ações para mais duas frentes de atuação: a Reestruturação do Centro de Documentação e Biblioteca e a Educação Popular em Saúde.

“O grupo ´A arte de Prevenir é melhor que Remediar´, composto por 12 agentes comunitários de saúde, vem cada vez mais recebendo convites para se apresentar em diversos locais. No ano passado, o grupo se apresentou para um público de quase 13 mil pessoas em unidades de saúde, escolas, feiras livres, presídios, empresas e espaços públicos. Sempre levando informação de uma forma divertida com esquetes sobre DST/Aids, Hipertensão, Saúde da Mulher, Saúde Bucal e aleitamento materno”, informa Aida Brito.

Destaques

Dentre as ações desenvolvidas pelo CEPS ao longo do ano, sem sombra de dúvidas a conclusão do primeiro módulo do Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde e a conclusão do Curso de Especialização em Saúde Coletiva merecem destaques.

Cerca de 900 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram do primeiro módulo, do total de três, do curso técnico promovido pela SMS. Durante dez meses, os ACS receberam aulas sobre políticas públicas; processo saúde/doença; territorialização e indicadores sociais e epidemiológicos; formação social e política brasileira; planejamento e avaliação em saúde; técnicas de comunicação; produção de texto, entre outros. De acordo com Aida Brito, o curso é essencial por reconhecer a importância que esses profissionais assumem no desenvolvimento de ações estratégicas na Rede de Atenção Básica.

Já no curso de especialização em saúde coletiva, o centro teve 75 alunos concludentes, todos trabalhadores da rede, dos quais 15 fizeram o curso na modalidade Residência Multiprofissional. O curso teve uma carga horária de 4.095 horas, sendo iniciado em junho de 2005 e concluído em dezembro do ano passado. As aulas foram todas realizadas no próprio Ceps e contaram com a parceria da Universidade Federal de Sergipe. “O nosso desejo para o início deste ano é levar o maior número de trabalhos científicos produzidos aqui no curso de especialização para o Congresso Brasileiro em Saúde Coletiva (Abrasco), que será realizado este ano em Salvador”, informa Ainda. De acordo com ela, o curso produziu um total de 41 trabalhos científicos, todos tomando como objeto de estudo o Sistema Único de Saúde de Aracaju.

Avanços

De acordo com Ainda Brito, para este ano a Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde pretende dá continuidade às ações desenvolvidas em 2006 e fazer uma aproximação gradativa em duas novas frentes de atuação. “Vamos estruturar o centro de documentação da Secretaria Municipal de Saúde e a biblioteca do Ceps, como recurso pedagógico para estudantes, profissionais e para população em geral. Em outro momento, estaremos trabalhando a educação popular em saúde, que seria uma forma de aproximarmos ainda mais da realidade social das comunidades, propondo reflexões sobre a saúde partindo da realidade local da população”, destaca Ainda Brito. Já quanto às capacitações, a coordenadora coloca como prioridade para o início de 2007 a capacitação dos gerentes de unidades de saúde. “Será mais uma oportunidade para que eles possam se apropriar do projeto Saúde Todo Dia. Estaremos trabalhando também sobre questões relativas à gestão de pessoas; gestão de insumos; planejamento de ações, entre outras”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados