[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Comissão de Padronização de Insumos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já estão disponíveis na página da Secretaria na internet a consulta pública dos catálogos de medicamentos, nutrição e enfermagem para que os profissionais da SES que trabalham nestas áreas possam avaliar e sugerir alterações.

De acordo com Mônica Sampaio, secretária de Estado da Saúde em exercício, o objetivo da padronização oficial é aprimorar os procedimentos de compra, especificação e controle de estoque efetivo para melhorar o abastecimento dos materiais e, conseqüentemente, o atendimento à população.

"Com estes catálogos, vamos definir o quantitativo de insumos de forma fidedigna, avaliar os materiais que são mais e menos utilizados, e disponibilizar a quantidade correta de cada um. Verificamos que havia muito desperdício de medicamentos que não eram utilizados e falta de outros cuja demanda era maior", explica a secretária.

Segundo ela, os profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES) podem sugerir alterações como exclusão e inclusão de itens. Para isso, eles deverão preencher o formulário disponível no sítio da SES na internet e, com a devida justificativa, encaminhá-lo à comissão responsável.

Comissão

O grupo que avalia as sugestões dos profissionais é composto por um membro do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), dois do Centro de Atenção à Saúde (Case), dois da Maternidade Hildete Falcão, dois da Coordenação Hospitalar, um farmacêutico da Saúde Mental, dois membros do Almoxarifado Central (Alcen) e dois representantes da sede da Secretaria.

Conforme Joélia Silva, membro do Núcleo de Gestão Estratégica da SES e presidente da comissão, a atual gestão formou a comissão permanente de padronização, composta por multiprofissionais e especialistas da saúde, para que as antigas falhas geradas pela falta de padrão deixem de ocorrer.

"A meta é padronizar todos os insumos relacionados à saúde como materiais médico-hospitalares, alimentação e higiene, dentre outros. O padrão de insumos faz parte da Política de Regulamentação Estadual do SUS", explicou Joélia, ao acrescentar que estão em fase de elaboração os catálogos de laboratório, lavanderia e higienização e limpeza.

Para acessar os catálogos

Primeiro, é preciso acessar o sítio da Secretaria de Estado da Saúde na internet, no endereço www.saude.se.gov.br. Em seguida, basta clicar no link ‘Sistemas de Informação’, do lado esquerdo da página, e depois acessar o Sistema de Consulta aos Catálogos da SES. Os documentos estão no formato PDF e podem ser lidos com o programa Acrobat Reader.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.