[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza neste domingo, 30, o encerramento do Plantar Saúde, programa elaborado pelo Governo de Sergipe que capacitou 500 educadores dos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sergipe. O evento será realizado às 15h30, no Centro de Capacitação Canudos (CEAC) do assentamento Moacyr Wanderley, no povoado Quissamã, em São Cristóvão.

“O programa está fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde em assentamentos e acampamentos, produzindo conhecimento sobre princípios, diretrizes e conceitos básicos que fundamentam os cuidados em saúde. Atendemos a uma solicitação de representantes do Movimento, que viram na atuação da SES a possibilidade de melhorar as condições de vida naquelas comunidades”, afirmou Cláudia Menezes, coordenadora do Centro Estadual de Formação e Educação Permanente (CEFEP).

Desde o mês de julho, cinco módulos foram realizados com a participação de 100 educadores em cada um deles. “Essas pessoas estão voltando para seus acampamentos e aplicando todos os saberes e práticas”, disse Cláudia, ao destacar que todo o conteúdo da capacitação foi elaborado de acordo com as necessidades apontadas por eles. Foram abordados temas como Meio Ambiente, Alimentação Saudável, Suporte de Vida e Fitoterapia, entre outros.

Durante a capacitação, a Secretaria de Saúde contou também com o apoio da Pastoral da Criança e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). “Os técnicos da Pastoral apresentaram o conteúdo específico dos módulos de Fitoterapia e Alimentação Saudável, ocasião em que discutimos o uso de plantas medicinais e as formas de extrair mais saúde e vida dos alimentos. Já os profissionais do Samu nos auxiliaram com técnicas e noções básicas de primeiros socorros”, destacou Cláudia.

Planejamento

Num segundo momento de trabalho, previsto para acontecer em novembro, serão realizadas cinco reuniões descentralizadas com as coordenações regionais do Movimento os educadores para definir o Planejamento das Ações de Saúde Comunitária. “As reuniões acontecerão em assentamentos nos municípios de Poço Redondo, Estância, São Cristóvão, Simão Dias e Japaratuba, que são sedes de micro-regiões do MST”, concluiu a coordenadora.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.