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Nesta quarta-feira, 26, a Ouvidoria da Saúde realizou uma capacitação com servidores indicados por cada coordenadoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo da ouvidoria é treinar os profissionais para utilizarem o ‘Sistema Ouvidor SUS’ e colocar em funcionamento a sub-rede do sistema, agilizando a resposta das demandas que chegam através da Ouvidoria. De acordo com a coordenadora da Ouvidoria do SUS Sergipe, Taciana Munareto, o sistema começará a funcionar já na próxima segunda-feira, 31.
 
“No dia 19 de setembro, nós fizemos uma oficina juntamente com o pessoal do Ministério da Saúde, para mostrar como funciona a ouvidoria e toda a parte teórica do sistema. Agora os servidores estão aprendendo na prática a forma de operar o sistema ouvidor SUS. O objetivo é agilizar o processo das demandas nos setores da secretaria”, afirmou.
 
Cada coordenadoria da SES indicou um servidor para participar do curso. Por isso, esse mesmo profissional ficará responsável por monitorar as demandas que chegam à sua área e inserir as respostas no sistema.

“Com essa agilidade, a gente emite as respostas o mais rápido possível e evita a questão da burocracia, os papéis, e ainda tem uma grande oportunidade de mostrar a esses técnicos onde está localizada a ouvidoria e como funciona. São 33 pessoas sendo capacitadas através de um curso que dura uma hora. Os grupos foram divididos em blocos e, após a aula, foi oferecido um lanche para os participantes”, disse Taciana.
 
Segundo a secretária do Núcleo de Endemias da Vigilância Epideomológica, Kátia Caldas, com a iniciativa, será possível centralizar as demandas do setor. “Antes, as demandas saíam da ouvidoria e eram encaminhadas para o meu setor, mas elas sempre chegavam para pessoas diferentes. As que eram direcionadas a mim, eu encaminhava direto para a coordenação. Porém, o processo era muito demorado. Agora, com a utilização do sistema ouvidor, poderemos saber em tempo real as nossas demandas, quais estão respondidas e quais serão solucionadas”, afirmou Kátia.

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