[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após a unificação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), agora gerenciado unicamente pelo Estado, um termo de doação de 10 ambulâncias foi assinado na noite dessa quarta-feira, 28, pelo governador em exercício, Jackson Barreto,  pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, e pelo diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Emanuel Messias. A entrega aconteceu durante a abertura oficial de VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste, que aconteceu no Hotel Mercury.

De acordo com Emanuel Messias, além da fusão, outras melhorias estão sendo implementadas. “De oito veículos disponíveis na capital, passaremos a utilizar 14, sendo quatro Unidades de Suporte Avançado [USA] e dez de Suporte Básico [USB]. A unificação, por sua vez, gera, não só um potencial de qualificação, como também de financiamento”, assegurou.

As mais recentes mudanças já evidenciadas estão diretamente ligadas ao modelo de gestão da reforma sanitária e gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Carlos Guimarães, a ideia e a necessidade da compra de novas ambulâncias vieram em momento de indisponibilidade de recursos e de licitação para suprimento de demandas imediatas, por parte do Ministério da Saúde (MS). Em virtude disso, deu-se a autorização do investimento por parte do Estado, que aguarda ressarcimento vindo do Ministério, na ordem de R$ 5 milhões.

“Com recursos próprios, conseguimos renovar mais de 50% da frota de ambulâncias, sendo que desejamos ainda a renovação em sua totalidade. Estamos comprando agora 30 veículos para o Samu 192 Sergipe e mais dez que serão utilizadas no transporte inter-hospitalar. A partir de setembro, o MS ainda nos disponibilizará mais 30 ambulâncias, o que nos contemplará com a tão almejada totalidade”, antecipou Antônio Carlos, assegurando se tratar de uma conquista de valor inestimável para a população, uma vez que tende a qualificar a assistência, oferecer mais segurança para as equipes, agilizar a execução dos serviços e a melhorar o funcionamento do SUS em Sergipe.

Aplicabilidade de recursos

Para o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), Saulo Eloy, a busca e o uso das novas ferramentas de gestão, que objetivam consolidar as redes de atenção à saúde têm sido compartilhados entre os gestores da área, especialmente, em decorrência do momento de transição política municipal.

“O corpo de qualidade técnica inserido no universo da saúde no Brasil prima pelo alcance de grandes melhorias, estando elas relacionadas à organização do SUS. Por meio da Emenda 29, poderemos discutir a cerca de investimentos mínimos em saúde pública por parte da União, de estados e de municípios, proporcionalmente à arrecadação ou ao Produto Interno Bruto (PIB). Atentando especificamente para a nossa realidade, estamos torcendo para que a renovação da frota do Samu gere qualificação dos serviços e melhoria da infraestrutura nos pontos de apoio e nas bases operacionais. De forma positiva e com grandes perspectivas, congratulo o Estado por esse marco”, declarou o presidente do Cosems/SE.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.