[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para agilizar ainda mais os atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) montou uma logística que garante a saída quase que imediata das viaturas que encaminham pacientes ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Isso porque, desde maio, o Samu alocou 14 macas extras no antigo prédio do serviço, anexo ao hospital.

Caso o Huse esteja com lotação máxima, a equipe do Samu passa o paciente para uma das macas reservas e pode voltar à base para atender às novas chamadas. “Caso as macas do Huse estejam ocupadas, a equipe do Centro de Material e Esterilização (CME) já disponibiliza uma maca. Desta forma, as viaturas não ficam paradas muito tempo no hospital”, explicou o superintendente do Samu, Leonardo Coelho.

As viaturas, que já chegaram a ficar paradas quase dez horas, hoje levam cerca de 30 minutos. “Já passamos por um momento crítico. Hoje, com a disponibilização dessas macas, reduzimos muito significativamente o tempo de espera das viaturas. Um tempo de 30 minutos é aceitável pelo tamanho do hospital”, reiterou o superintendente.

Regulação

O superintendente lembrou que, mais importante do que a disponibilização desta maca, é o trabalho feito pela regulação médica do Samu. Como o serviço tem uma visão global das unidades hospitalares, é possível encaminhar os pacientes para as unidades que atendam ao nível de criticidade e que estejam mais vazias.

“O trabalho inicial e mais importante é o trabalho feito pela regulação médica. Através dele, conseguimos fazer, da forma mais correta possível, os encaminhamentos dos pacientes de acordo com a criticidade do caso. Ao mesmo tempo, sabendo que dois hospitais têm o mesmo nível de resolução, mas que um está lotado, a gente encaminha para outro. Assim, além de ajudar a evitar a superlotação das unidades, fazemos com que as equipes do Samu fiquem menos tempo ocupadas com o mesmo paciente”, destacou Leonardo Coelho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.