[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de garantir assistência à saúde das pessoas que irão dar as boas-vindas a 2014 na areia da Orla da Atalaia, em Aracaju, a Secretaria de Estado da Saúde  (SES) através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estará presente durante o evento que acontecerá no próximo dia 31. De acordo com o superintendente do Samu Sergipe, Silas Lawley, serão duas equipes dando o suporte necessário para que a festa da virada aconteça de forma tranquila.

“Estas equipes serão compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e condutores divididos em duas ambulâncias, sendo Unidade de Suporte Básico (UBS) e uma de Suporte Avançado (USA). As equipes do Samu 192 Sergipe serão responsáveis pelas remoções dos pacientes atendidos no Posto Médico Avançado da Prefeitura de Aracaju”, ressalta.

Além das remoções, que poderão ser realizadas através das viaturas, o Samu 192 Sergipe também cederá os equipamentos necessários para a montagem da sala estabilização. “Com esses equipamentos, a exemplo de ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, o atendimento inicial terá todo o suporte para estabilização de qualquer paciente crítico, caso exista algum tipo de necessidade. Com essas ações, estaremos ajudando a garantir, sempre que necessário, o melhor atendimento a sergipanos e turistas que estarão presentes durante o evento”, conclui Silas Lawley.

“A montagem dessa escala não irá comprometer a assistência em outros pontos da cidade, pois o número de equipes em Aracaju não foi alterado. Pela experiência dos anos anteriores o maior número de ocorrências é concentrado na Orla da Atalaia e a maioria dos casos é resolvido no próprio local, sem a necessidade remoção”, destaca o superintendente.

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192 Sergipe) estão de prontidão 24 horas, todos os dias, nos fins de semana e feriados em todas as regiões do Estado.

No feriado de Natal (24 e 25 de dezembro), o serviço identificou um aumento no número de ligações e de ocorrências. Foram 1529 ligações na terça-feira, 24, e 1894 na quarta-feira, 25, e foram registradas 273 ocorrências na última terça-feira e 492, na quarta.

Segundo o superintendente do Samu 192 Sergipe, Silas Lawley, esse aumento das ocorrências se deve, principalmente, aos casos traumáticos. Entre eles estão os acidentes automobilísticos que tiveram um aumento de 100% em relação à segunda feira, 23, onde foram registrados 24 atendimentos, sendo que no Natal, 25, foram 47 registros.

“Estes dados são compatíveis com os que o Samu registra frequentemente todo fim de semana. A associação do álcool com a direção e pilotagem ainda é o maior fator contribuinte para esse aumento”, comenta.

Já no ano passado, durante a festa na Orla da Atalaia, foram realizados 40 atendimentos, sendo 21 pessoas do sexo feminino e 19 do sexo masculino. Entre os atendimentos, 17 casos clínicos, 12 por abuso de álcool, sete traumas e quatro pessoas por outros motivos. Do total de atendimentos por abuso de bebidas alcoólicas, três eram menores de idade e foram encaminhados ao Conselho Tutelar. O posto montado resolveu 95% dos casos que atendeu, uma vez que houve apenas duas remoções e nenhuma para o Huse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.