[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A tarefa de prestar assistência médica e de enfermagem durante a festa de Réveillon realizada na Orla de Atalaia será desempenhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) em parceria com o Samu Aracaju. A partir das 19h do próximo sábado, 31, equipes especializadas em suporte avançado e básico de vida estarão atuando num posto de atendimento montado em frente ao palco principal do evento, onde também ficarão profissionais de outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselho Tutelar.

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, o posto compreenderá uma sala de procedimentos simples com 14 macas fixas, além de duas móveis localizadas numa sala de estabilização. “Contaremos com o apoio de quatro médicos, dois enfermeiros assistenciais, um enfermeiro supervisor e 11 auxiliares de enfermagem. Anexo ao posto de atendimento teremos ainda uma Unidade de Suporte Avançado [USA], três de suporte básico (USB) e duas motos conduzidas por técnicos de enfermagem, afim de melhor atender as possíveis demandas”, declarou.

Na viatura de suporte avançado que estará posicionada ao lado do posto de atendimento, a equipe será formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeiro e condutor. Enquanto isso, cada  USB ficará disposta em pontos estratégicos da área perimetral ao local do evento e terá de plantão um motorista e um técnico de enfermagem.  As duas motos, por sua vez, permanecerão na lateral do posto.

Atendimentos

Os pacientes de alta complexidade serão encaminhados pela USA ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Já os de baixa e média complexidade serão encaminhados para os hospitais municipais Zona Norte Nestor Piva e Zona Sul Des. Fernando Franco.

“Identificamos casos de baixa complexidade em situações em que o paciente precisa de uma avaliação médica, mas não há risco de vida ou perda de funções, estando apto a aguardar o atendimento que é prioritário em casos de alta e média complexidade. Pequenos ferimentos, fraturas simples, torções, pequenas queimaduras e alcoolismo sem fator complicante caracterizam o estado desse paciente, que será encaminhado a uma unidade de saúde se houver necessidade de complementação diagnóstica”, explicou o superintendente do Samu 192 Sergipe.

A meta do Samu 192 Sergipe é garantir a resolutividade de 90% dos casos de baixa complexidade, a fim de que o paciente seja liberado no local do evento. Isso ajuda a evitar a superlotação dos hospitais da capital.

“Além de manter um posto capaz de atender também os pacientes que solicitam serviços no entorno da festa, o Samu 192 Sergipe usará rádios com freqüências diversas. Um canal do rádio realizará a modulação direta para atendimento dos pacientes que festejam a chegada do ano novo na Orla de Atalaia, sem interferir no fluxo normal de ligações. Outro rádio manterá freqüência direta com o Samu 192 Aracaju e outras freqüências funcionarão junto a órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, acrescentou Leonardo Coelho, destacando a importância do trabalho de parceria que resulta em atendimentos precisos, em benefício da população.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.