CONHEÇA NOSSA LOJA!
Samu 192 – Aracaju comemora quatro anos em defesa da vida

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]São apenas quatro anos de atuação e um saldo de milhares de vidas salvas. Dizer que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) deu certo é pouco frente à verdadeira revolução que ele vem operando na conformação de uma Rede de Urgência e Emergência resolutiva e comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Aracaju. De acordo com o coordenador do Samu, o médico Márcio Barretto, para população este momento é histórico e merece ser comemorado, já que desde a implantação do Samu, há quatro anos, o serviço público passou a ter mais credibilidade do que o particular, coisa que nunca foi vista antes.

Com a implantação do Samu, a Prefeitura de Aracaju tem conseguido melhorar significativamente os atendimentos na área de urgência e emergência no município, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação dos pacientes em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Hoje a qualidade do serviço rompe barreiras sociais e é referência, inclusive, para quem tem plano de saúde.

“Para gente não existe distinção. Aqui nós temos critério e esse critério não é para quem tem mais, mas para quem precisa mais, e eu acredito que dessa forma as pessoas passaram a confiar e a dar mais credibilidade ao serviço”, explica Márcio Barretto. Ele ressalta ainda que essa credibilidade traz consigo, cada vez mais, um aumento considerável da demanda nos atendimentos. Basta lembrarmos que atualmente o serviço realiza quase o dobro de atendimentos em relação a 2002, quando o Samu foi implantado.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde altamente qualificadas em suporte avançado de vida, contando com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Estruturado com uma Central de Regulação moderna, com equipes de plantão altamente especializadas e mais 11 Unidades Móveis, sendo três UTI´s, o Samu de Aracaju foi o quarto do país a ser implantado e o seu modelo serviu de referência para outros 85 espalhados pelo Brasil. Hoje cerca de 104 municípios em todo país disponibilizam o serviço. “Para comprovarmos que o Samu daqui tem qualidade basta lembrarmos que hoje o nosso Samu tem quatro consultores no Ministério da Saúde e mais um colaborador. Pelo menos a implantação de uns 85, dos 104 Samu´s que existem no Brasil, tem a participação da equipe do Samu 192-Aracaju”, explica Márcio Barretto.

Ainda de acordo com o coordenador, até o ano de 2001, antes da implantação do Samu em Aracaju, a população não contava com um serviço especializado para casos de urgência e emergência. “O que existia era uma Central de Ambulâncias, que funcionava sem critérios de regulação. Não havia uma organização de números, não havia a estratificação do risco, as ambulâncias eram defasadas e não disponibilizavam equipamentos necessários, muito menos a presença de um médico”, salienta. Ele explica ainda que as ambulâncias funcionavam mais como táxi, fazendo transporte de pacientes e servindo mais a serviços sociais. Antes da implantação do Samu quem se encarregava pelo socorro imediato nos casos de urgência era o Corpo de Bombeiros, que também trabalhava sem uma estrutura adequada em suporte avançado de vida e sem a presença de médicos.

A partir da implantação do Samu, a Saúde Municipal passou a contar com um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do SUS, que é a lentidão no momento do atendimento. Melhorando o nível de resposta à urgência e emergência, o Samu tem conseguido resolver os casos sem precisar sobrecarregar ou superlotar as portas de nenhum hospital.

“Com o Samu agente passou a diminuir os casos que eram encaminhados para o Hospital João Alves. Hoje apenas 5% de toda demanda do hospital é encaminhada pelo Samu. Se fosse por demanda espontânea o João Alves sempre estaria lotado”, salienta Márcio Barretto, ao lembrar que atualmente os grandes acolhedores das remoções realizadas pelo Samu em Aracaju são os Hospitais Municipais de Pronto-socorro Nestor Piva, localizado na zona norte, e o PS Des. Fernando Franco, na zona sul, que já são responsáveis por aproximadamente 50% dos casos.

Aniversário

Para comemorar o quarto aniversário do Samu, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma programação especial voltada à confraternização da equipe que compõe o serviço. No próximo dia 06, quinta-feira, a partir das 18h30 haverá uma simulação de acidentes com múltiplas vítimas em frente ao mirante da Praia 13 de Julho. Para o dia 8, está previsto ainda um torneio futebolístico com os trabalhadores da rede, além da bênção das ambulâncias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados