[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quarta-feira, 28, uma importante reunião firmou o comitê do Conselho Estadual dos Planos Estaduais de Cultura. O encontro ocorreu no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e contou com a participação da secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe e sua assessora Angela Menezes, além da professora Heloise D’angelo, representante da Universidade Federal de Santa Catarina.

No encontro foi debatido os rumos do conselho e como os trabalhos dessa nova instância serão desenvolvidos. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Conselho Gestor foi um pleito dos gestores de cultura do país, debatido no Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura e que servirá para auxiliar na firmação dos Planos Estaduais, e que foi prontamente atendida pelo MinC.

“Este é um trabalho que irá beneficiar 17 Estados e 20 municípios brasileiros e será um mecanismo que auxiliará estados e municípios no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. Uma demanda que durante as reuniões do Fórum e representa um grande avanço na relação institucional entre o Ministério da Cultura e os Estados”, destacou Eloísa Galdino.

Sobre o Conselho

O Conselho Gestor Nacional do Projeto para o Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura foi instaurado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda no dia 2 de março e irá atuar como instância nacional de acompanhamento do processo de planejamento e execução dos Planos Estaduais de Cultura.

Os objetivos centrais do Conselho são: acompanhar a gestão de todas as fases do projeto, cuja execução está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, inclusive o planejamento, a capacitação e a avaliação; tomar decisões estratégicas de interesse dos Estados participantes do Projeto e do Ministério da Cultura; promover resoluções e alinhamentos institucionais visando à convergência metodológica na ação dos Estados participantes; e validar as metas e indicadores de gestão a serem apresentados pelas Unidades Gestoras do Projeto.

Entre as autoridades que devem participar do Conselho estão personagens importantes na política cultural do país como o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Coordenação Executiva do Projeto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.