[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em reunião ocorrida na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) na manhã desta sexta-feira, 29, representantes do ramo de industrialização de frutas e produção de sucos concentrados apresentaram aos dirigentes da Empresa uma proposta que visa ampliar as perspectivas de mercado para o cultivo do maracujá, com foco nos produtores rurais da região citrícola do estado.

A proposta é que o Governo de Sergipe, através da Emdagro, formalize uma parceria com a empresa de processamento de frutas para produção de sucos ‘Tropfruit’ e os produtores rurais para retomar o desenvolvimento e incentivar a produção da cultura do maracujá.

“Nesse projeto de recuperação da citricultura sergipana que vem sendo desenvolvido pela Emdagro, o maracujá se enquadra no consórcio com outras culturas como a própria laranja. Isso poderá viabilizar uma outra fonte de renda para o agricultor rural”, diz o gerente Administrativo e Comercial da empresa, Diorane Morais Araújo.

Ainda segundo ele, estima-se que o consumo do maracujá esse ano chegue a 40 mil toneladas da fruta. “Nós temos um trabalho voltado para a produção de sucos e um mercado em potencial beirando algo em torno de 40 mil toneladas. Temos também condições de levar aos agricultores outras alternativas garantindo assim uma maior integração entre a indústria e o pequeno produtor”, aposta ele.

Para o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, a parceria será viável, mas é preciso reunir os agricultores e estimulá-los a produzir o maracujá em quantidade. “Esse foi o compromisso assumido pela Emdagro com os representantes da empresa. Primeiro vamos analisar a planilha de custo apresentada e depois nos articularmos com os principais interessados, os agricultores”, enfatiza.

Outra reunião ficou marcada para o dia 9 de junho na sede da Tropfruit. N, onde estarão presentes todo o seguimento da cadeia produtiva do maracujá, Secretaria de Agricultura, Emdagro, produtores rurais e indústria para tratar dos termos finais da parceria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.