CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) divulgará no dia 5 de dezembro o resultado das eleições dos Comitês Comunitários, que foram realizadas no último dia 27, terça-feira. Os Comitês, que têm como objetivo auxiliar e prestar apoio à direção das escolas, contam com representação dos professores, funcionários, pais de alunos, grêmio escolar e entidades sociais.

"Tivemos uma grande participação dos estudantes. Acompanhamos o processo eleitoral em todas as escolas da capital e o interior. Tudo ocorreu dentro do previsto, sem registro de ocorrências", informou José Conrado Torres, coordenador da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (DAGE), setor ligado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE).

As eleições estão amparadas pelo Decreto 24.775, de 19 de outubro de 2007. Através dos Comitês, são debatidos assuntos de interesse comum referentes ao acompanhamento e avaliação de currículo, bem como controle e regularidade de aprovação, repetência e evasão escolar. "A escola é um espaço de socialização do conhecimento e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, na promoção social e na construção da cidadania", destacou Conrado Torres.

Para o coordenador da Divisão de Apoio a Gestão Escolar, os Comitês Comunitários têm importância na organização democrática e participativa da escola. "Para cumprir essa função é indispensável incluir no processo de gestão escolar uma articulação mais efetiva com a comunidade", disse Conrado.

"O trabalho de apoio à realização das eleições dos Comitês Comunitários iniciou com reuniões técnicas nas Diretorias Regionais de Educação (DRE’s), que teve como objetivo discutir temas pertinentes ao processo eleitoral", informou Conrado. "Distribuímos os kits para o dia do pleito, contendo cédulas para os alunos, professores e servidores e os modelos de atas de apuração e posse dos membros eleitos, bem como material informativo com todas as instruções cabíveis", acrescentou.

De acordo com José Conrado Torres, o processo eleitoral deste ano foi pioneiro na padronização das cédulas e urnas. "Tivemos o cuidado de padronizar todo o processo, incluindo o fornecimento das urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER)", disse. "Agora vamos apurar o resultado das eleições e, no dia 5 de dezembro, divulgar e empossar o Comitê, que terá vigência de dois anos", finalizou o coordenador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados