[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a manhã e a tarde deste domingo, dia 1º, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, e a Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) aplicaram a prova objetiva do concurso para o Magistério para mais de 32 mil pessoas candidatas a 1,7 mil vagas de professor da Rede Estadual de Ensino. Apesar da grande movimentação de pessoas e da aplicação ocorrer simultaneamente em cinco municípios, a primeira etapa da avaliação ocorreu com tranquilidade e sem grandes problemas.

Pela manhã, 17 mil pessoas passaram pela prova. Já no turno da tarde mais de 15 mil pessoas, entre pedagogos e licenciados em Letras Português movimentaram as 31 instituições de ensino que foram preparadas para recebê-los. Para conferir o andamento dos trabalhos, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, visitou o Colégio Estadual Atheneu Sergipense e o Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.

“Tudo ocorreu conforme o planejado: não houve atrasos na aplicação das provas, os candidatos que solicitaram aplicação especial, como prova ampliada, leitor ou mesmo adaptação por causa de deficiência motora foram todos atendidos. Além disso, foram raros e até abaixo do esperado casos como impossibilidade de entrada devido a atraso ou falta da documentação exigida. Foi uma aplicação de prova tranquila”, analisa o secretário Oliveira Júnior.

Estrutura planejada

A tranquilidade nas provas foi comprovada nos esforços conjuntos da comissão do concurso, formada por membros da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), além de todo o planejamento da fundação responsável pela aplicação.

“Tomamos cuidado para evitar tumulto, por isso a Funcab sugeriu e a comissão acatou a divisão da aplicação da prova por turnos. Por isso, 17 mil pessoas fizeram a prova pela manhã e 15 mil pela tarde. Se não fosse assim, todas as 32 mil fariam no mesmo turno, movimentando mais as escolas”, explica Silvio Lutz, coordenador de Projetos e Concursos da Funcab.

Para atender aos candidatos, Zélia Maria Apóstolo, gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, aponta que foram contratadas cerca de 2,5 mil pessoas para trabalhar como fiscais e coordenadores. “Quanto à estrutura física, contamos com 31 instituições para receber os candidatos, contando com três campus da Unit e cinco didáticas da UFS. Todas elas foram escolhidas pela localização acessível e segura, capacidade de pessoas por sala, além de boas instalações”, revela a gerente.

A organização também planejou o atendimento à necessidades especiais de deficientes e lactantes. “Ao todo, 220 pessoas que se declararam deficientes estão concorrendo e receberam o tratamento adequado para realizar a prova. Também reservamos uma estrutura diferenciada para auxiliar e fiscalizar as mães que precisam amamentar”, revela a superintendente de Recursos Humanos, Andrea Macedo.

Houve o caso, inclusive, de uma mãe que deu a luz na véspera do concurso, dia 31. “Nós conseguimos atende-la dentro da maternidade. Assim, a comissão do concurso verificou o lacre da prova dela antes da saída e ao chegar na maternidade. Até para o caso dessa mãe não houve atraso. Tomamos cuidado, inclusive, de reservar duas fiscais do sexo feminino para acompanhar essa mãe, que precisou amamentar o bebê”, revela Tatiana Frosi, advogada da Funcab.

Acompanhamento

Durante todo o domingo, a comissão do concurso visitou as escolas para acompanhar a aplicação das provas. Segundo a vice-presidente do Sintese e membro da comissão, Maria Barroso, tudo ocorreu dentro do planejado. “Toda a aplicação foi tranquila e bem organizada. Não houve tumulto e poucas pessoas chegaram atrasadas, sendo impedidas de realizar a prova”, relata Maria Barroso.

O diretor e representante do Colégio Atheneu na aplicação do concurso, Genaldo Freitas, também definiu os trabalhos de fiscalização e coordenação das provas como tranquilo. “A instituição se preparou para receber mil pessoas em cada turno e poucas faltaram. Para atender a todas da melhor forma, as 50 pessoas que trabalharam como fiscais e coordenadores foram treinadas um dia antes”, descreve Genaldo.

No Colégio Estadual Tobias Barreto, o clima também foi calmo. “Todas as 42 pessoas que trabalharam na instituição foram bem instruídas para a aplicação da prova para 575 pessoas por turno e isso facilitou para que não houvesse problemas. O nível de comparecimento foi alto, já que registramos poucas vagas”, aponta Idaleno Souza, coordenador do colégio e chefe de local.

Candidatos aguardam resultado

Para a candidata a professora de História, Maria da Silva, a estrutura foi muito favorável à aplicação tranquila da prova. “Eu estava estudando há um ano e, como acredito ter feito bem a prova, tenho grande esperança de ser aprovada. Agora é aguardar a divulgação do gabarito e ficar de olho no resultado”, relata.

Já Izabella Matos está concorrendo à vaga de professora de Matemática e aprovou a organização do concurso. “Não presenciei qualquer anormalidade. Tudo foi tranquilo. Agora é hora de conferir os resultados e acompanhar as próximas etapas do concurso”, diz a candidata.

Cronograma

Na próxima terça-feira, 3 de abril, os candidatos já poderão conferir os gabaritos e, se for o caso, já ir preparando recursos, que deverão ser apresentados entre os dias 4 e 5 do mesmo mês. A divulgação da resposta aos recursos e as notas da prova objetiva sairão em 23 de abril. Por sua vez, a nota da redação sairá dia 3 de maio e o pedido de revisão será entre 4 e 7 do mesmo mês.

Já o dia 17 de maio, além de ser a data do resultado final da redação, será marcado por uma nova etapa da seleção: a prova de títulos. Neste dia, os candidatos que passarem na primeira etapa serão convocados para entrega dos títulos, exceto para o cargo professor de educação básica que atuarão na educação especial. Na mesma data, haverá a convocação para prova prática para quem se inscreveu para atuar na educação especial. Estes devem atentar para o cronograma específico para a prova prática e de títulos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.