CONHEÇA NOSSA LOJA!
Proquali de Comunicação Interna debateu democratização da informação

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Integração, confiança, colaboração e democratização da informação. Esses foram os conceitos-chaves discutidos durante o segundo dia de debates do módulo sobre Comunicação Interna, que integra a sétima edição do Projeto de Qualificação em Comunicação, o Proquali, realizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). O evento, aberto nesta quinta, 29, e finalizado na manhã desta sexta, 30, reuniu assessores de comunicação dos órgãos da administração direta e indireta e profissionais da área de comunicação de outros órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. O último dia do evento aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos, em Aracaju.

Ministrante do módulo, o professor adjunto da Universidade Católica de Brasília João José Curvello citou o fortalecimento das relações de confiança e a educação para sensibilizar todos os segmentos internos da importância da comunicação são dois fatores essenciais na otimização da comunicação interna.

"É importante também criar uma cultura interna de diálogo que abra espaço para que as questões de trabalho sejam discutidas de forma transparente. A mudança na comunicação interna é um desafio e ela começa por tratar com profissionalismo os membros da própria equipe", afirmou Curvello, que dirige o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) e coordena o MBA Gestão da Comunicação nas Organizações (UCB/Funiversa) desde 2001.

Iniciado no primeiro semestre de 2007, o ProQuali já realizou módulos sobre marketing governamental, texto jornalístico, assessoria de imprensa e qualificação de projeto e arquitetura de sítios, entre outros temas. Na sua sétima edição, o programa ampliou o número de vagas para permitir a participação de profissionais que não integram os quadros da administração.

"Além de ser um instrumento para melhorar a comunicação interna dentro do próprio governo, o ProQuali permite ampliar a discussão da comunicação e aperfeiçoar a qualificação de profissionais do mercado, de assessorias de comunicação dos municípios e mesmo de estudantes universitários que estão em formação", afirma Nanah Alves, assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, setor responsável pela coordenação do ProQuali.

Aprendizado

A jornalista Sílvia de Oliveira foi uma das assessoras de comunicação do interior do Estado que saiu de Canindé do São Francisco, a 200 quilômetros da capital, para participar do módulo. "O Proquali é uma boa oportunidade para quem está em busca de qualificação e de melhoria do planejamento. A interação com os assessores de comunicação do Governo também ajuda no desenvolvimento das nossas ações e na troca de experiências", afirma a diretora de Turismo e Comunicação de Canindé do São Francisco, município do Alto Sertão sergipano.

O Proquali também abriu espaço e aprendizado para quem ainda está em processo de formação universitária. "Comecei meu primeiro estágio há três meses e o módulo foi uma boa experiência para entender melhor os mecanismos de comunicação e integração entre os servidores. Agora vou poder avaliar melhor na prática a utilidade da comunicação interna", disse a estudante de Comunicação do quinto período da Universidade Tiradentes, Jéssica Lieko. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados