CONHEÇA NOSSA LOJA!
Projetos sociais da PMA proporcionam com sucesso alternativas de geração de renda para população

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A população assistida pelos projetos sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) já começa a colher bons frutos. Muitas famílias desempregadas, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, participaram do Projeto de Inclusão Produtiva e já começaram a ter sua própria renda comercializando, com incentivo da Prefeitura de Aracaju, os objetos que aprenderam a confeccionar a partir dos cursos profissionalizantes realizados com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.

A Semasc, por meio do Projeto Inclusão Produtiva, realizou cursos de capacitação profissional, com uma duração média de quatro meses, em diversas áreas do município, beneficiando mais de mil famílias integrantes do Programa Bolsa Família. No encerramento de cada etapa do Projeto os participantes recebem um kit com itens indispensáveis para que o beneficiário inicie efetivamente uma atividade profissional independente.

Na última etapa, o Projeto de Inclusão Produtiva beneficiou 345 participantes. “Eu estava desempregada, vendia cofrinhos nos sinais e me humilhava implorando para que comprassem”, lembra Gedeíde Ferreira Marinho, que participou do curso de Produção de Bonecos . “Agora estou vendendo minhas bonecas na orla e ganhei respeito fazendo um trabalho digno”, revela, emocionada.

Gedeíde alcançou o sucesso a partir deste curso e, antes mesmo de conclui-lo, já se transformou em agente produtor e fornecedora de bonecos para comerciantes cariocas, que pretendem viabilizar a produção de Gedeíde como objetos atrativos no comércio do Rio de Janeiro. “Quase nem acreditei quando uma cliente minha, lá da orla, me fez uma encomenda para vender minhas bonecas no Rio de Janeiro”, conta Gedeíde. “Devo tudo isso à Prefeitura de Aracaju. O prefeito não me deu nenhuma esmola, ele não me deu um peixe, ele me ensinou a pescar”, resume.

O objetivo do projeto é fazer com que os beneficiários do Bolsa Família possam ter oportunidade de gerar renda própria, na perspectiva de proporcionar a este segmento a auto-sustentabilidade. Jaqueline Santos, que participou do Curso de Bijuterias, é outro destes exemplos. Ela informa que já começou a obter lucros com o aprendizado que recebeu durante o curso. “Comecei a ter lucros antes mesmo do término das aulas”, garante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados